Titular na abertura da temporada de 2021, Ruan tem status de reserva imediato da dupla Geromel e Kannemann no Grêmio. As boas atuações do jovem despertam o interesse de clubes europeus, mas o clube já abriu tratativas pela extensão do vínculo atual, que é válido até o final de 2022.
Com as ausências dos titulares históricos nos primeiros jogos da temporada, o atleta de 21 anos, revelado no CFT Hélio Dourado, ganhou espaço. Aproveitou da lacuna técnica deixada por David Braz, negociado com o Fluminense, e de Paulo Miranda, que testou positivo para covid-19 em março. Desta forma, dentro de campo, garantiu o seu espaço.
Com o retorno de Geromel, Rodrigues foi para a reserva, enquanto Ruan seguiu na defesa, mas foi deslocado para o lado esquerdo. Foi neste posicionamento em que ele atuou na reta final da campanha que levou o Grêmio ao tetracampeonato gaúcho.
As atuações no time principal e o histórico na base chamam a atenção do mercado internacional — e o passaporte europeu favorece uma investida. Segundo apurações de GZH, o Valencia-ESP e o Torino-ITA buscaram informações sobre o jogador, fato negado oficialmente pelo Grêmio.
Paralelamente, o Tricolor já abriu tratativas para estender o contrato. O vínculo atual tem duração até o final de 2022, e a multa é estipulada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 319 milhões na conversão atual). A ideia é valorizar financeiramente a promessa, mas também aumentar o dispositivo de segurança para eventual transferência.
Segundo a direção gremista, as negociações para manter o jogador por mais alguns anos em Porto Alegre estão dentro do previsto. Desta forma, apesar da troca de agentes de Ruan, espera-se desfecho positivo sobre o tema nas próximas semanas.