O começo de temporada de Grêmio tem sido de oportunidades para a garotada mostrar serviço para o técnico Renato Portaluppi. Um dos jovens que vem despontando neste cenário é Ruan. O zagueiro de 21 anos apresenta não apenas segurança defensiva, mas também uma capacidade de auxiliar nas ações ofensivas seja com passes longos ou arrancadas.
As boas atuações credenciam Ruan a brigar até mesmo por uma vaga no time que vai enfrentar o Independiente del Valle pela Libertadores, pois Geromel não irá se recuperar a tempo dos jogos marcados para os dias 7 e 14 de abril. Dessa forma, Renato terá o mesmo problema da final da Copa do Brasil: o de encontrar o parceiro ideal para Kannemann. Ruan se junta a Paulo Miranda (o escolhido contra o Palmeiras), David Braz e Rodrigues por esse lugar ao lado do argentino.
Depois de ter iniciado apenas duas partidas com o elenco principal na temporada passada, Ruan completou contra o São José o seu quarto jogo seguido como titular neste mês de março. No período, ele chegou a dar uma assistência contra o Ayacucho, na Libertadores, quando nos minutos finais deixou a linha de defesa, tabelou com Léo Chú e, ao lado da área de ataque, cruzou na medida para Ricardinho marcar o gol que garantiu a vitória sobre os peruanos.
Esse tipo de lance é uma das características que o zagueiro demonstra desde a chegada ao clube, quando tinha 18 anos.
— O Ruan é um zagueiro que contempla todas as características que o futebol moderno pede. É rápido, de grande recuperação, imposição física e sempre demonstrou nas avaliações, onde apresenta índices de outras posições, como lateral. Ele consegue ter valências físicas dessa função e isso ajuda. É um jogador que tem uma saída de bola boa, ataca o espaço, tem imposição ofensiva, o que no futebol atual é algo que agrega muito durante o jogo — observa o coordenador técnico da base gremista Wagner Gonçalves.
No empate com o São José na segunda-feira (22), essa característica de iniciação de jogadas de Ruan foi aproveitada pelo auxiliar técnico gremista Alexandre Mendes. Com Darlan recuando entre os zagueiros para fazer a chamada saída de três, Ruan teve liberdade para ocupar o campo de ataque e ser mais uma peça para pressionar o Zequinha.
— Quando você faz uma linha de três posicionando o volante central, libera a ação de um deles. No caso, como o Darlan estava por dentro, um zagueiro tinha liberdade para se aproximar da zona ofensiva. Empurramos os extremos deles com nossos laterais e demos liberdade para os nossos zagueiros se projetarem. É uma ação treinada e que tem sido bem feita — avaliou Mendes.
Passagem pelo rival e velocidade surpreendente em teste
Natural de Tramandaí, no Litoral Norte, Ruan chegou ao Grêmio em 2017. Depois de uma breve passagem pela base do Inter, ele estava no Novo Hamburgo quando fez um período de avaliação na base do Tricolor, onde já jogava seu irmão gêmeo Ramon — atacante e que disputa o Gauchão deste ano pelo Anilado.
Aprovado nos testes, Ruan mostrou desde os primeiros passos no CT de Eldorado a força física para arrancadas como ponto forte. Em 2019, durante um teste ainda no elenco do time de transição, ele atingiu 37,2 km/h em um tiro de velocidade Segundo dados da fisiologia gremista na época, o atacante Everton Cebolinha, então titular da Seleção Brasileira, havia chegado a 34km/h no mesmo teste realizado pelo grupo principal. Naquele mesmo ano, Ruan foi o capitão do time gremista que conquistou a Copa RS Sub-20.
— O Ruan desde cedo demonstrou uma capacidade muito grande de evolução. Exerce liderança, tem boa participação e posicionamento de grupo muito bom. Na base sempre despertou essa projeção de ser um grande zagueiro a ponto de servir o profissional do Grêmio — recorda coordenador técnico da base gremista Wagner Gonçalves.
Em 2019, o Grêmio renovou o contrato de Ruan até o final de 2022 com uma multa rescisória de 50 milhões de euros (R$ 327 milhões na cotação atual), o maior valor para um zagueiro na história do clube. Em outubro do ano passado, o jovem despertou interesse do Genk-BEL, que apresentou uma proposta d e 3,5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões na cotação da época) do Genk-BEL, rejeitada pela direção gremista.
Nome completo: Ruan Tressoldi Netto
- Nascimento: 07/06/1999 (21 anos)
- Natural: Tramandaí-RS
Ruan com a camisa do Grêmio:
- 15 jogos (10 como titular)
- 1 assistência
Em 2021:
- 5 jogos (4 como titular)
- 1 assistência