Douglas Costa é jogador do Grêmio. Após 11 anos na Europa, o meia-atacante titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2018 acertou seu retorno ao clube em que foi revelado. A aproximação entre as partes havia sido noticiada na semana passada pelo colunista Eduardo Gabardo. Na tarde desta sexta-feira (21), a Juventus oficializou o empréstimo ao Tricolor.
As tratativas entre Grêmio e o atleta que pertencia à Juventus começaram há alguns meses, com o então técnico Renato Portaluppi chegando a conversar diretamente com o jogador. Como empecilhos à volta, havia o alto salário recebido pelo meia no futebol europeu e a liberação sem custos da Juventus, detentora dos seus direitos até junho de 2022.
Douglas aceitou reduzir seus vencimentos, e o acordo ocorreu em uma reunião envolvendo o vice de futebol Marcos Herrmann, o CEO Carlos Amodeo e o empresário Jorge Machado. A partir de então, bastava conseguir a liberação do clube italiano, o que foi negociado ao longo dos últimos dias.
Douglas Costa não atua desde o dia 11 de fevereiro, quando entrou no segundo tempo da vitória que deu ao Bayern o título do Mundial de Clubes.
Não há ainda data definida para a reestreia com a camisa gremista, mas existe prazo para que seja regularizado imediatamente pelo Tricolor. A janela de transferências internacionais para o Brasil se encerra em 23 de maio.