Companheiros no Bayern de Munique, da Alemanha, por duas temporadas, Rafinha e Douglas Costa se reencontrarão no Grêmio. O lateral-direito está no Tricolor desde o início da temporada, quando foi contratado por indicação de Renato Portaluppi. Já o meia-atacante, após um longo período de idas e vindas nas negociações, teve seu empréstimo confirmado ao time gaúcho pela Juventus nesta quinta-feira (21).
Com uma boa relação construída nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017 no clube alemão, o reencontro no futebol brasileiro passou por conversas particulares entre os dois atletas. Em sua entrevista de apresentação, no mês de março, o Rafinha falou sobre a possibilidade de voltar a atuar com Douglas Costa, relembrou as informações trocadas sobre o clube gaúcho e revelou que o jogador havia lhe confidenciado o desejo de voltar a atuar em Porto Alegre.
— O Douglinhas é um amigo que tenho há muito tempo. Tivemos uma passagem maravilhosa juntos no Bayern. Ele me contou, sim, como é o Grêmio e o desejo de, se for possível, jogarmos juntos novamente. Mas isso foge do meu controle. Por mim, ele poderia estar aqui amanhã. É um grande jogador, tenho certeza de que ele viria para ajudar o Grêmio — comentou o lateral, que deixou nas mãos dos dirigentes gremistas a missão de repatriar o meia-atacante de 30 anos.
Rafinha e Douglas Costa atuaram no Bayern de Munique por dois anos sob o comando de Pep Guardiola. Juntos, os atletas conquistaram a Bundesliga de 2016 e 2017, a Copa da Alemanha e a Supercopa Alemã em 2016.
Em julho de 2017, o gaúcho foi emprestado à Juventus e, um ano depois, teve seus direitos comprados pelos italianos por 40 milhões de euros (cerca de R$ 185 milhões na época). Desde então, não atuaram mais juntos.
Na manhã da quarta-feira da semana passada (12) Douglas Costa e seus representantes tiveram reunião com os dirigentes gremistas. Com os valores salariais acertados, segundo o vice de futebol do Grêmio, Marcos Herrmann, faltava apenas a liberação da Juventus-ITA para que o atleta seja anunciado pelo Tricolor. Com o ok dos italianos, o Tricolor concretizou a contratação.