O Grêmio está repatriando uma de suas maiores revelações nos últimos anos. Douglas Costa, com passagens por Bayern de Munique, Juventus e Seleção Brasileira, será novamente jogador gremista. Natural de Sapucaia do Sul, o meia-atacante foi revelado pelo clube em 2008 e vendido ao Shakhtar Donetsk no início de 2010.
Recontratar jogadores que fizeram sucesso com a camisa tricolor não é nenhuma novidade nas últimas temporadas. O time atual, por exemplo, conta com Diego Souza, que fez sua primeira passagem por Porto Alegre em 2007. GZH relembra cinco nomes repatriados pelo Grêmio recentemente, confira:
Tcheco (2006 e 2008)
Capitão na campanha do vice-campeonato da Libertadores de 2007, Tcheco chegou ao Grêmio em 2006. Foi campeão gaúcho no ano de estreia e repetiu o feito na temporada seguinte. Sem a vaga para a Libertadores de 2008, migrou para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Em junho de 2008, porém, retornou ao clube para a disputa do Brasileirão e comandou a equipe ao segundo lugar, disputando o título até a última rodada. Permaneceu na capital até o final de 2009 e até hoje mantém identificação com a torcida gremista.
Douglas (2010 e 2014)
Um dos destaques do Corinthians campeão da Copa do Brasil de 2009, Douglas estava no Al-Wasl, dos Emirados Árabes, quando foi buscado pelo Grêmio em 2010. Não demorou para tornar-se uma das referências do time treinado por Silas, que conquistou o Gauchão e chegou às semifinais da Copa do Brasil daquele ano. No segundo semestre, com Renato Portaluppi como técnico, viveu grande fase e foi convocado para a Seleção Brasileira. Foi artilheiro do time em 2011, deixando o clube no início de 2012, para retornar ao Corinthians – onde foi campeão mundial.
Após disputar a Série B de 2014 pelo Vasco, foi pedido por Felipão como reforço para 2015. Na segunda passagem, estabeleceu-se como ídolo ao conquistar a Copa do Brasil de 2016, eleito o craque do torneio, e fazendo parte do grupo na Libertadores de 2017 e da Recopa de 2018. Aposentado dos gramados, hoje joga pelo time de futebol 7 gremista.
Edilson (2010 e 2016)
Assim como Douglas, chegou ao Tricolor pela primeira vez em 2010. Os dois, inclusive, fizeram foto famosa em uma banheira cheia de latas de cerveja na celebração do título gaúcho daquele ano. Permaneceu no Olímpico uns meses a mais do que o amigo, indo até o fim temporada de 2012 com o clube. Rodou por Botafogo e Corinthians até ser recontratado em 2016, quando reencontrou Renato e o amigo Douglas. Foi peça importante nos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, mas deixou o clube em 2018 para jogar no Cruzeiro.
Rafael Galhardo (2015 e 2019)
Eleito melhor lateral-direito do Brasileirão de 2015, Rafael Galhardo nunca caiu nas graças da torcida gremista. Na temporada seguinte, deixou Porto Alegre para defender o Anderlecht, da Bélgica. Passou por Athletico-PR, Cruzeiro e Vasco até ser recontratado em 2019. Chegou em uma situação emergencial após a lesão sofrida pelo titular Leonardo Gomes. O empréstimo de poucos meses não foi renovado.
Diego Souza (2007 e 2019)
Meio-campista titular no vice da Libertadores, Diego Souza nunca saiu do imaginário do torcedor gremista, que constantemente pedia sua contratação. No Brasil, jogou por Palmeiras, Atlético-MG, Vasco, Cruzeiro, Sport, Fluminense, São Paulo e Botafogo. No Exterior, vestiu as camisas de Metalist, da Ucrânia, e Al-Ittihad, da Arábia Saudita.
Retornou ao Tricolor no início de 2020, a pedido do técnico Renato, mas agora como centroavante. Mesmo sob desconfiança, foi artilheiro do Brasil no ano, com 28 gols em 54 jogos. Também é o goleador da equipe na atual temporada, com 12 gols em 12 partidas.