Adversário do Grêmio na noite desta sexta-feira (9), o Independiente del Valle disputou três partidas desde sua classificação para a última etapa da fase preliminar da Libertadores com a goleada de 6 a 2 sobre o Unión Española. Todas elas foram pelo Campeonato Equatoriano.
A equipe do técnico português Renato Paiva venceu dois dos compromissos, sobre Delfín e Técnico Universitario, e ficou no 2 a 2 com o líder Barcelona Guayaquil no último sábado, quando abriu 2 a 0 no primeiro tempo e cedeu o empate na etapa final.
Renato Paiva aproveitou o intervalo na Libertadores para rodar o elenco no torneio local. Nas três partidas, ele usou equipes com base de titulares, mas nunca o time completo. A tendência é de que diante do Grêmio, nesta sexta-feira, o português repita a escalação da goleada sobre o Unión Española há três semanas.
O que mudou
Como o Del Valle trabalha com modelo definido, Renato Paiva foi contratado para dar sequência ao jogo de posição dos tempos de Miguel Ángel Ramírez. O português de 51 anos vive no Equador sua primeira experiência como treinador de um time profissional após ter trabalhado por 16 anos na base do Benfica e ajudado na formação de nomes como o atacante João Félix, hoje no Atlético de Madrid, do zagueiro Rúben Dias, do Manchester City, e o goleiro da Seleção Ederson, também do City.
Se em 2020 com Miguel Ramírez o Independiente Del Valle foi o time com maior média de posse de bola da Libertadores de 2020, com 69,4%, a equipe mantém esse padrão com Paiva. O time teve maior posse que seus adversários em todos seus nove jogos na temporada.
Sob o comando do português, o Del Valle soma cinco vitórias, um empate e e três derrotas. Vale lembrar que ele começou sua caminhada com duas derrotas. Ou seja, a equipe vem evoluindo e perdeu só um dos seus últimos sete compromissos. O Del Valle é atualmente terceiro colocado no Equatoriano, com 13 pontos, a um do líder Barcelona.
Para a atual temporada, o Del Valle perdeu três dos seus principais jogadores de 2020: o meio-campista Moisés Caicedo, o lateral-direito Angelo Preciado e o atacante Gabriel Torres. Chegaram cinco reforços, mas apenas o centroavante paraguaio Brian Montenegro se firmou como titular. Ele é o artilheiro do clube em 2021, com oito gols em nove jogos.
O que cuidar
Renato Paiva passou a usar um esquema com linha de três defensores nos jogos de maior exigência, como os da Libertadores. Nessa formação, a equipe tem os alas Jhon Sánchez e Beder Caicedo sempre abertos para dar a amplitude. Na defesa, o jovem William Pacho, de 19 anos, se juntou aos antigos titulares Richard Schunke e Luis Segovia e tem se mostrado um defensor de boa saída de jogo, algo que vai exigir cuidados do Grêmio.
É a partir da velocidade pelos lados e capacidade de saída dos seus defensores e do volante Cristian Pellerano que o time equatoriano inicia as jogadas. Em alguns momentos, a equipe também aposta em saídas longas buscando lançamentos às costas dos laterais rivais.
O novo esquema possibilitou a Renato Paiva juntar Christian Ortíz a Brian Montenegro no centro do ataque. O argentino Ortíz divide as tarefas de armação e finalização. No empate com o Barcelona no final de semana, ele foi o responsável pela assistência para Montenegro abrir o placar e fez o gol que ampliou a vantagem no primeiro tempo.
Outro nome que merece atenção é o meia Lorenzo Faravelli, que alia construção com finalização. Ele deve ter ao seu lado Pedro Vite, de 19 anos, outro jovem que ganhou espaço nesta temporada e é tido como a nova promessa do clube.
O que explorar
Uma deficiência que o Del Valle demonstra desde os tempos de Ramírez é na transição defensiva. A equipe ataca bastante, mas ainda sofre quando perde a bola e fica vulnerável aos contra-ataques. Foi também para tentar conter isso que Renato Paiva apostou na formação com três zagueiros. A medida, no entanto, não garantiu a solidez esperada. A equipe levou três gols nos dois jogos da Libertadores contra o Unión Española.
Outro problema que o Del Valle tem demonstrado é na bola parada defensiva, tanto em escanteios quanto faltas laterais. No jogo contra o Barcelona, essa deficiência defensiva apareceu. O empate em 2 a 2 só não terminou em derrota porque jovem goleiro Wellington Ramirez, de 20 anos, teve uma atuação destacada.
Números do Del Valle na temporada
- 9 jogos
- 5 vitórias
- 1 empate
- 3 derrotas
- 19 gols marcados
- 13 gols sofridos