O adiamento do jogo entre Grêmio e Independiente del Valle e a necessidade de alteração da sede da partida de Quito, no Equador, para Assunção, no Paraguai, levantaram o alerta sobre as dificuldades que a Conmebol irá encontrar para cumprir o calendário programado para a Libertadores. O temor é de que outros países possam adotar restrições semelhantes às impostas pelo governo equatoriano que forçaram as mudanças.
Logo que anunciou o adiamento do confronto entre Grêmio e del Valle, a entidade sul-americana informou que iria encaminhar o caso para sua unidade disciplinar de competições. Isso ocorreu porque o protocolo aprovado pelos 10 governos federais envolvidos na competição prevê que, em caso de jogadores com resultados positivos em solo estrangeiro, esses deveriam ser afastados e outros atletas liberados para o jogo. No entanto, ainda na terça-feira (6), o governo equatoriano optou por não permitir sequer que a delegação tricolor deixasse o hotel para treinar em Quito e, posteriormente, não deu garantias para a realização da partida.
A partir desta quinta (8), entra em vigor no Equador uma determinação que prevê que todos os passageiros oriundos do Brasil deverão ser submetidos a uma quarentena obrigatória ao ingressar no país. A medida não abre exceção para jogos de futebol. Ou seja, se houver novos confrontos entre brasileiros e equatorianos, a Conmebol terá de encontrar sedes neutras para a realização desses jogos se não houver uma mudança de postura do governo equatoriano. A entidade já estuda usar Assunção, no Paraguai, como a alternativa a todas as partidas que não puderem ser realizadas nos locais previamente escolhidos. A boa relação com o governo paraguaio é levada em consideração, já que a Conmebol tem sede em Luque.
Enquanto o Brasil bate recorde de mortos — o último foi registrado na terça-feira, com 4.195 óbitos —, os demais governos da América do Sul endurecerem seus protocolos sanitários a fim de barrar uma nova onda e evitar que a variante brasileira entre em seus territórios. No momento, todos os países da América do Sul adotam algum tipo de restrição para entrada de brasileiros ou voos oriundos do Brasil.
Antes da partida com o Independiente del Valle, o jogo do Grêmio contra o Ayacucho-PER, na fase anterior da Libertadores, foi disputado no Equador por conta da dificuldade imposta pelo governo peruano para a entrada de voos do território brasileiro. Depois da viagem para o Brasil, o Ayacucho teve casos de covid-19 no elenco e os integrantes da delegação precisaram passar por um período de isolamento na volta ao Peru, o que obrigou o adiamento de partidas do Campeonato Peruano.
Na próxima sexta, a Conmebol irá realizar o sorteio que definirá os grupos. Por conta da Copa América, a fase de grupos será disputada entre 20 de abril e 27 de maio. Serão disputados 96 jogos envolvendo 32 equipes em seis semanas seguidas.
Como está a situação nos países participantes da Libertadores
Argentina
- Voos do Brasil estão suspensos, mas há acordo com a Conmebol para receber as delegações para jogos de Libertadores e Sul-Americana no momento. Na terça-feira, por conta do aumento de casos, a AFA regrediu para a fase 1 do protocolo de restrições do futebol. Clubes foram recomendados a não fazer mais concentrações e jogadores e não dividirem vestiários nos treinos. Jogos dos torneio locais seguem por enquanto.
- Clubes na fase de grupos: Boca Juniors, River Plate, Defensa y Justicia, Racing, Vélez, Argentinos Jrs.
- Na pré: San Lorenzo
- Total de casos: 2,43 milhões
- Total de mortos: 56.634
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 128 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 13.609 novos casos
Bolívia
- A entrada de brasileiros está proibida, pelo menos, até esta sexta-feira. Até o momento está mantido o acordo com a Conmebol para realização dos jogos
- Clubes: The Strongest, Always Ready
- Pré: Bolívar (BOL)
- Total de casos: 277 mil
- Total de mortos: 12.366
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 18 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 782 novos casos
Chile
- Desde 1º de abril, o governo decidiu restringir a chegada de viagens do exterior por 30 dias. Há permissão apenas para casos urgentes e qualificados como humanitários. No momento, a Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) conta com a manutenção do acordo que abre exceção para os jogos da Conmebol.
- Clubes na fase de grupos: Universidad Católica, Unión La Calera
- Total de casos: 1,04 milhão
- Total de mortos: 23.796
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 90 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 6.898 novos casos
Colômbia
- Voos do Brasil suspensos. Por enquanto, segue a determinação da Conmebol de receber jogos
- Clubes: Independiente Santa Fé, América de Cali
- Pré: Atlético Nacional e Junior Barranquilla
- Total de casos: 2,47 milhão
- Total de mortos: 64.524 mortos
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 181 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 10.072 novos casos
Equador
- As autoridades locais informaram que todos os passageiros oriundos do Brasil deverão ser submetidos a uma quarentena obrigatória ao ingressar no país. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira. No momento, a medida não abre exceção para jogos de futebol.
- Clubes na fase de grupos: LDU, Barcelona de Guayaquil
- Pré: Independiente del Valle
- Total de casos: 338 mil
- Total de mortos: 17.004
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 32 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 1.482 novos casos
Paraguai
- Paraguai passa a exigir sete dias de quarentena de viajantes do Brasil. Mas isenta clubes que jogam torneios da Conmebol
- Clubes na fase de grupos: Cerro Porteño, Olimpia
- Pré: Libertad
- Total de casos: 225 mil
- Total de mortos: 4.522
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 52 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 1.721 novos casos
Peru
- Os voos diretos do Brasil estão suspensos até 15 de abril – a possibilidade de extensão desse prazo será avaliada. Por essa dificuldade para entrada de brasileiros, a Conmebol marcou o jogo entre Ayacucho e Grêmio para o Equador. Não há definição se o governo peruano irá abrir exceções para a fase de grupos da Libertadores.
- Clubes na fase de grupos:: Sporting Cristal, Universitario
- Total de casos: 1,59 milhão
- Total de mortos: 53.138
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 215 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 8.155 novos casos
Uruguai
- Está com as fronteiras com o Brasil fechadas. Há exceções para cidadãos uruguaios, estrangeiros residentes, parentes de uruguaios ou missões humanitárias.
- Clubes na fase de grupos: Nacional, Rentistas
- Total de casos: 123 mil
- Total de mortos: 1.191
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 34 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 2.943 novos casos
Venezuela
- Proibição para voos do Brasil, mas mantém exceção para os jogos de competições da Conmebol.
- Clubes na fase de grupos: Deportivo La Guaíra, Deportivo Táchira.
- Total de casos: 169 mil
- Total de mortos: 1.693
- Média de mortes nos últimos 7 dias: 15 mortes
- Média de casos nos últimos 7 dias: 1.418 novos casos