Com quatro baixas na delegação por conta de casos positivos (ou suspeitos) de covid-19, o Grêmio decolou na tarde desta quarta (7) em Quito-EQU rumo a Assunção-PAR, novo local da partida contra o Independiente del Valle-EQU, remarcada para sexta (9). Além disso, o Tricolor teve que organizar a logística de retorno dos atletas afastados ao Brasil.
Testaram positivo no Equador o goleiro Paulo Victor e o lateral Vanderson. Já o lateral Victor Ferraz e o zagueiro Emanuel apresentaram suspeitas de covid-19 e também foram isolados da delegação por precaução, embora os seus testes tenham dado negativo. Os quatro jogadores retornarão a Porto Alegre nesta noite em um voo sanitário privado.
O Grêmio tem previsão de chegada ao Paraguai nesta quarta (7), à noite, quando os jogadores serão submetidos a uma nova bateria de testes RT-PCR. Nesta quinta (8), devem desembarcar em Assunção o lateral Felipe e, possivelmente, o zagueiro Kannemann e o volante Maicon para reforçar a delegação.
O jogo contra o Independiente del Valle está marcado para sexta (9), às 19h15min, pelo horário de Brasília.
GZH preparou uma cronologia de todos os fatos relacionados aos casos positivos (ou suspeitos) do Grêmio e todas as reviravoltas envolvendo a data e o local da partida. Confira:
Sábado (3/4):
Manhã:
- Antes do Gre-Nal, Grêmio submete todo o grupo e todos os funcionários do futebol a testes RT-PCR. Os 91 testes realizados têm resultado negativo.
Noite:
- Grêmio vence o Inter por 1 a 0 pelo Gauchão
Domingo (4/4):
Manhã:
- Grêmio realiza treinamento no CT Luiz Carvalho. Nenhum atleta ou funcionário apresenta sintomas.
Segunda (5/4)
Manhã:
- Após sentir sintomas de covid-19 na madrugada, Renato Portaluppi é afastado da viagem a Quito-EQU.
- Treinador realiza teste RT-PCR, que confirma resultado positivo
- Grêmio viaja ao Equador com uma delegação de 47 pessoas.
Tarde:
- Na chegada ao Equador, toda a delegação do Grêmio é submetida no aeroporto a um teste de antígeno (diagnóstico rápido). Os atletas Paulo Victor e Vanderson testam positivo e são submetidos a isolamento.
- Na chegada ao hotel, todo o grupo é submetido a um novo teste RT-PCR, que confirma o diagnóstico positivo do goleiro e do lateral. Os demais integrantes da delegação testam negativo.
- Após o teste, jogadores que não positivaram realizam treinamento em uma sala dentro do hotel.
Terça (6/4)
Manhã:
- Os 45 integrantes da delegação (à exceção de Paulo Victor e Vanderson) realizam novos testes RT-PCR. Todos têm resultado negativo.
Tarde:
- Por determinação das autoridades equatorianas, Grêmio é impedido de sair do hotel rumo ao treinamento.
- Em virtude dos casos positivos na delegação, governo equatoriano suspende o jogo entre Independiente del Valle e Grêmio, marcado para quarta (7). Conmebol remarca a partida para sexta (9), no Paraguai.
- Impedido de sair da concentração, Grêmio realiza treinamento mais uma vez em uma sala no interior do hotel.
Quarta (7/4)
Manhã:
- Atletas Emanuel e Victor Ferraz queixam-se de sintomas de covid-19, como dor de cabeça, dor muscular e dor de garganta e são submetidos a novos testes RT-PCR. Os dois têm resultado negativo, mas, por precaução, os dois atletas são afastados da delegação e submetidos a isolamento.
- Grêmio contrata um voo sanitário privado para o transporte de Paulo Victor, Vanderson, Emanuel e Victor Ferraz de volta ao Brasil.
Tarde:
- Grêmio inicia viagem de Quito até Assunção, no Paraguai, com previsão de chegada para às 22h30min, pelo horário de Brasília.
Noite:
- Na chegada ao Paraguai, as 43 pessoas que compõem a delegação serão submetidas a uma nova bateria de testes RT-PCR.
Quinta (8/4)
Manhã:
- Clube estuda a possibilidade de integrar o jovem lateral-direito Felipe à delegação que está concentrada no Paraguai. É possível ainda que Kannemann e Maicon reforcem a delegação. Os atletas viajariam na manhã de quinta (8), com logística ainda a ser definida.
Tarde:
- Grêmio realizará treinamento em Asssunção, no Paraguai, em local ainda não divulgado.
Sexta (9/4):
Noite:
- Está prevista para às 19h15min (pelo horário de Brasília) a partida entre Grêmio e Independiente del Valle, no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção.
- O retorno da delegação a Porto Alegre ocorrerá logo após a partida, em voo fretado.