Conforme determina o protocolo da Libertadores, os jogadores do Grêmio serão submetidos a uma rodada de testes RT-PCR para detecção da covid-19 na tarde desta segunda-feira (12). A coleta do material deverá ser realizada antes do treinamento, que está marcado para as 15h30min no CT Luiz Carvalho.
Na semana passada, quando viajou até o Equador para enfrentar o Independiente del Valle, o Tricolor sofreu algumas baixas. O goleiro Paulo Victor e o lateral-direito Vanderson tiveram resultado positivo em exame realizado ainda no aeroporto de Quito. Os resultados foram confirmados em nova bateria realizada no hotel. Os casos forçaram o adiamento e a mudança de local do jogo, que foi disputado sexta-feira em Assunção, no Paraguai.
Além da dupla, Victor Ferraz retornou ao Brasil com sintomas e, na sexta-feira, confirmou que também havia contraído a covid-19. O zagueiro Emanuel, que a exemplo do lateral também apresentou sintomas e regressou a Porto Alegre, segue afastado, em isolamento.
Os quatro jogadores aparecem numa lista que teve o zagueiro Paulo Miranda e o preparador físico Reverson Pimentel com resultados positivos informados nos dias 28 e 31 de março, e o técnico Renato Portaluppi, que também foi diagnosticado com a doença no dia 5, data em que a delegação viajou para Quito.
Para esta quarta-feira, Paulo Miranda e Reverson Pimentel já estão incorporados ao grupo após o período de 10 dias de isolamento e de resultados negativos em testes feitos pelo clube. Os demais seguem afastados.