O lateral-direito Victor Ferraz, 32 anos, é o quarto profissional do Grêmio a ser diagnosticado com covid-19 em cinco dias. Entre a segunda (5) e esta sexta-feira (9) de derrota para o Independiente del Valle, o técnico Renato Portaluppi, o lateral Vanderson e o goleiro Paulo Victor também já tinham testado positivo para coronavírus. A confirmação do diagnóstico de Ferraz foi feita pelo próprio atleta, por meio das redes sociais.
"Gostaria de comunicar que estou me sentindo melhor após testar positivo para covid-19. Mesmo de longe, estarei na torcida pelos meus companheiros na partida de hoje (sexta). Fiquem com Deus!!", escreveu o jogador, em publicação nos stories do Instagram, por volta das 14h.
Eles e o zagueiro Emanuel, com sintomas, estão isolados da delegação que viajou por Equador e Paraguai pelo duelo da fase preliminar da Libertadores. Além deles, o zagueiro Paulo Miranda, no último dia 28, e o preparador físico Reverson Pimentel, três dias depois, também tinham testado positivo para covid-19.
Para o jogo da volta, o Tricolor também não contará com Ruan, expulso em campo, no Defensores del Chaco, para a partida da volta. Brenno e Ferreira preocupam por terem saído do jogo com dores. O lateral da base Felipe Albuquerque, que em 2020 jogou a Série B do Brasileirão pelo Brasil-Pel, teve que substituir Victor Ferraz e Vanderson na delegação e no jogo contra o Independiente del Valle.
Por conta do índice de contágio na semana gremista, o governo do Equador não permitiu que o jogo se realizasse em Quito, na quarta. As autoridades sanitárias locais romperam com o acordo que aceitava o protocolo da Conmebol como exceção para entrada de voos originários do Brasil.
O jogo da volta entre Grêmio e Independiente del Valle está marcado para a quarta-feira (14), na Arena, em Porto Alegre. Ainda não há confirmação de horário, pois o governo do Estado veta eventos esportivos antes das 20h, e a Conmebol anuncia a decisão de vaga para as 19h15min. O Tricolor precisa reverter o resultado para entrar na fase de grupos da Libertadores.