O Grêmio usou seu time de garotos para vencer novamente o Ayacucho, dessa vez por 2 a 1, e confirmou a classificação para enfrentar o Independiente Del Valle na próxima etapa da fase preliminar da Libertadores. No Equador, na noite desta terça-feira (16), o Tricolor saiu perdendo, em gol marcado por Leandro Sosa, mas contou com Ferreira e Ricardinho para virar para cima dos peruanos.
O time gaúcho terá três semanas para se preparar para o confronto com o Independiente del Valle já que o primeiro jogo, no Equador, ocorrerá apenas entre 6 e 8 de abril. A volta, na Arena, será na semana seguinte. O Grêmio tem a vantagem de decidir em casa por estar melhor colocado no ranking da Conmebol. Ainda no Equador, o auxiliar Alexandre Mendes exaltou a qualidade da garotada gremista.
— Oscilamos um pouco pela falta de experiência da equipe e pouco treinamento, mas, aos poucos, o time foi se organizando de acordo com o que o adversário proporcionou. Ajustamos algumas situações que não estavam dando certo e eles corresponderam à altura. São jogadores inteligentes e capacitados. A fábrica que o Grêmio tem na formação de atletas é importante. Sabemos que sempre que o Renato precisar teremos atletas capacitados para o time de cima — destacou.
O goleiro Brenno, de boas defesas, e o atacante Ricardinho, autor do segundo gol, receberam elogios especiais de Mendes.
— Temos que ter tranquilidade para analisar. O Brenno fez duas excelentes partidas, muito bem treinado pelo Mauri (Lima, preparador de goleiros), personalidade, tem tudo para dar continuidade no Grêmio. Não só o Ricardinho, mas todos os atletas têm totais condições de iniciar um jogo como titular. Ele é veloz, dá muita opção para quem tem a posse. É finalizador, tem tudo para crescer, com treinamento, com jogo — seguiu.
Capitão gremista e mais experiente do time no Equador, Cortez também elogiou os garotos e contou como foi sua conversa com os companheiros antes da partida.
— É sempre bom poder passar a experiência. O professor Renato e Alexandre Mendes deram essa tranquilidade para falar com a garotada. São muito bons, uma base que vem há tempo. Fica fácil jogar com eles. Hoje puderam mostrar a qualidade que tem. A única coisa que falei para eles foi que não estávamos aqui para passear. Vínhamos para buscar a classificação independente de como tinha sido o resultado de Porto Alegre, sabíamos que seria um jogo difícil. Todos entraram focados e determinados — avaliou o lateral-esquerdo.
Antes da próxima fase da Libertadores, o Tricolor seguirá sua caminhada no Gauchão. O primeiro compromisso será na sexta-feira (19), às 20h, diante do Aimoré, na Arena. Até o jogo contra os equatorianos, os garotos seguirão tendo oportunidades para tentarem um lugar no time de Renato Portaluppi.