A torcida do Grêmio vem conhecendo a cada rodada do Gauchão um pouco mais dos garotos formados na base. Diante do Juventude nesta quinta-feira (25), a partir das 21h30min, na Montanha dos Vinhedos, o meia Pedro Lucas irá realizar sua terceira partida seguida como titular no profissional.
Será mais uma oportunidade para o garoto de 18 anos mostrar o talento que o levou a chamar atenção nada mais nada menos do que de Ronaldo Fenômeno e Zico muito antes daquele belo gol marcado no Passo D'Areia, no começo da semana.
Natural de Baixo Guandu, no Espírito Santo, Pedro Lucas atraiu olhares por seus dribles e gols desde muito cedo. Quando tinha nove anos, um vídeo gravado por seu pai, Francisco Obermuller, chegou ao ex-centroavante Ronaldo. O Fenômeno o levou para um período de testes no Real Madrid. O garoto agradou ao clube espanhol, mas voltou para o Brasil.
— Quando esse vídeo chegou ao Ronaldo, conhecemos a empresa dele e houve esse interesse do Real Madrid. Fiquei uma semana lá, fui aprovado, mas a minha família decidiu que era melhor voltar. Eu sempre fiquei tranquilo porque a minha família tratou de me passar confiança — recordou o garoto em entrevista após o treinamento de quarta-feira (24), no CT Luiz Carvalho.
Entre o Real Madrid e o Grêmio, Pedro Lucas ainda teve uma passagem pelo Flamengo. A chegada ao Tricolor aconteceu quando ele tinha 12 anos, em 2014. O caminho na base foi feito com destaque nas equipes de diferentes categorias. Em 2017, outro grande ídolo do futebol brasileiro se encantou com o jovem gremista.
Pedro Lucas teve bom desempenho na Copa Brasil/Japão, disputada no Centro de Formação do Zico, no Rio de Janeiro, e recebeu o prêmio de destaque da competição das mãos do anfitrião do evento.
— O Zico disse que meu estilo de jogo estava em falta no futebol brasileiro. E eu fiquei muito feliz porque o Zico é um ídolo, uma referência. Então, eu fiquei realizado — contou Pedro Lucas ao colunista de GZH Filipe Gamba em 2019, ano em que foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira.
O início de Pedro Lucas no profissional nesta temporada tem sido promissor. Contra o Aimoré, ele deu o passe para Guilherme Azevedo sofrer o pênalti que abriu o caminho para a vitória do Grêmio.
Diante do São José, anotou o gol que evitou a derrota no Passo D'Areia. Pedro Lucas acredita que tem amadurecido rapidamente e deixa bem claro quais são seus objetivos para o futuro: jogar diante da torcida na Arena e marcar seu nome na história do clube com títulos.
— Sem dúvida nenhuma é um começo de temporada muito especial para mim. Estou realizando um sonho de estar no profissional do Grêmio, tendo minutagem. Venho evoluindo a cada jogo, sempre escutando os conselhos dos mais experientes do grupo, do professor Alexandre (Mendes) e também do Renato. Eles me deram essa dica do jogo posicional, de jogar mais de frente para municiar os atacantes, finalizando também. Penso que estou indo bem e procuro evoluir cada vez mais.
— Sonho em jogar na Arena com torcida. O que me tornou gremista foi a paixão da torcida. A primeira vez que vi a avalanche fiquei encantado com a torcida. Quero realizar esse sonho de jogar com a Arena lotada e conquistar títulos com a camisa do Grêmio para ficar marcado na história do clube — sentenciou.
As avaliações
Ex-jogador do Grêmio e atualmente comentarista dos canais SporTV e Premiere, Grafite trabalhou na transmissão da partida contra o São José. Ele analisa que Pedro Lucas tem potencial até mesmo para jogar mais recuado e formar uma parceria com Jean Pyerre no meio-campo tricolor.
— Vejo muita qualidade nesse garoto, ele está nessa fila dos meias. Acho que até ele poderia jogar mais atrás, com o Jean Pyerre à frente. Penso que o Pedro Lucas pode ajudar em uma melhora do Jean Pyerre porque as características dele facilitariam uma combinação. O estilo do Pedro lembra em alguns momentos o Arthur, até fisicamente. Sai para o jogo, tem bom passe. Precisa aprimorar ainda o trabalho de marcação para ajudar o sistema defensivo, mas isso vem com o tempo — projeta.
Responsável por narrar o primeiro gol de Pedro Lucas como profissional em transmissão nacional, o jornalista Jader Rocha também demonstra otimismo com o futuro do garoto.
— Ele tem um começo muito promissor com a camisa do Grêmio. Tem talento, habilidade diferenciada na perna esquerda, visão de jogo e sabe se colocar bem. Além de ser um jogador de bastante habilidade, procura ouvir. É natural que passe por oscilação, até por ser muito novo, mas não tenho dúvida de que ele tem um potencial enorme — analisa o narrador.
Depois de encantar ídolos do futebol brasileiro e analistas, Pedro Lucas tentará também ganhar ainda mais a confiança de Renato Portaluppi para se colocar mais acima na hierarquia dos meias do Grêmio.
Ficha
- Pedro Lucas Tapias Obermuller
- Data de nascimento: 26/7/2002
- Natural: Baixo Guandu-ES
No profissional do Grêmio
- 4 jogos (2 como titular)
- 1 gol
No Mundial Sub-17 de 2019 pela seleção
- 5 jogos (3 como titular)