A maioria dos grandes clubes brasileiros com grupos recheados de jogadores formados na casa aproveita os começos de temporadas para emprestar seus talentos para outras equipes, onde possam ter mais oportunidades. O Grêmio não é diferente. Para o ano de 2021, o Tricolor acabou mandando alguns dos seus jogadores para clubes no Brasil e também nos Estados Unidos.
Depois de uma temporada onde foi substituto de Jean Pyerre no meio-campo e, por vezes, suplente de Diego Souza no ataque, o meia Isaque, de 23 anos, irá disputar o ano de 2021 pelo Fortaleza. Ele fez sua estreia com a camisa do Tricolor do Pici no clássico contra o Ceará, ficando em campo por nove minutos. O meio-campista tem contrato com o time cearense até o fim de dezembro e, dependendo de como for no Ceará, pode retornar ao Grêmio para a temporada de 2022.
Outra cria da base gremista também foi emprestada no início desta temporada. Depois de passar pelo Vitória e pelo Atlético-GO, Matheus Frizzo irá disputar a Série B do Brasileirão pelo Botafogo. Aos 22 anos, o meio-campista começou despertando a atenção dos torcedores do alvinegro carioca por suas boas atuações. Com três partidas com a camisa do Fogão, Frizzo já marcou um gol. Assim como Isaque, o contrato de empréstimo acaba no fim de 2021 e seu vínculo com o Grêmio vai até o final de 2022.
Outros dois jogadores já estão emprestados há mais tempo, casos de Juninho Capixaba no Bahia e Phelipe Megiolaro no FC Dallas, dos Estados Unidos. O lateral chegou ao Grêmio para fazer sombra a Cortez na esquerda, mas acabou não correspondendo às expectativas da comissão técnica e da direção. Com 23 anos, caso faça uma boa temporada na Bahia, pode ser negociado pelo Tricolor, que conta com Diogo Barbosa e com o próprio Cortez para a posição.
Já o goleiro, joga em solo americano desde agosto do ano passado, quando foi emprestado ao time dos Estados Unidos. À época, era o quarto na hierarquia de goleiros gremistas, atrás de Vanderlei, Paulo Victor e Júlio César. Seu contrato de empréstimo vai até o fim deste ano, mas existe uma cláusula no contrato para que ele seja adquirido pelo FC Dallas, caso seja do interesse do clube da MLS.
Além disso, o Grêmio fez um pacote de jogadores emprestados para a disputa do Gauchão, com atletas da base e do time de transição. São 10 no total, espalhados por cinco clubes no Estado. Guilherme Beléa disputa o Estadual pelo Aimoré; Gazão, Thiago Rosa, Thomas Luciano e Wesley estão no Pelotas; Gustavo Martins foi para o Caxias; Matheus Nunes faz parte do grupo do São José; Gustavo Marins, Ruan e Lucas Alves defendem o São Luiz. Todos eles serão reavaliados ao término da disputa do campeonato.