O Grêmio apresentou, nesta quarta-feira (24), uma oferta para contratar o atacante do River Plate, Rafael Borré, 25 anos. A direção gremista propôs um contrato longo e um salário atrativo para convencer o colombiano a jogar na Arena. A ideia é de que o jogador assine um pré-contrato, chegando ao Tricolor na janela de agosto.
As negociações são conduzidas por um intermediário autorizado pelo Tricolor. Além de um valor atrativo em luvas, o clube oferece um salário equivalente ao dobro do que o jogador recebe hoje na Argentina. Apesar dos números expressivos, a negociação é considerada muito difícil nos bastidores.
Borré tem contrato com o River Plate até 30 de junho e, a partir de então, ficará livre no mercado. O principal concorrente gremista na América do Sul era o Palmeiras, que sinalizava com valores ainda maiores. Contudo, os paulistas se retiraram da negociação, deixando o Grêmio na condição de favorito no Brasil para fechar com o atleta.
O principal obstáculo, porém, é o desejo do atacante de atuar na Europa. O colombiano sonha com a independência financeira e ainda aguarda uma proposta mais vantajosa do Velho Continente. Porém, até agora, o interessado mais forte é o Celta de Vigo, da Espanha, que não tem um poder de investimento tão alto.
Ainda assim, o negócio é considerado extremamente complexo. Como se trata de um jogador valorizado, existe a possibilidade forte de novas ofertas surgirem até o meio do ano, quando os clubes europeus costumam investir mais alto em contratações. A valorização do euro em relação ao real também é um fator de dificuldade.
A hipótese de o Grêmio contar com Borré ainda no primeiro semestre está descartada. Para inscrever o atacante na atual janela de transferências, que termina em 23 de maio, o Tricolor teria que ressarcir o River Plate, dono do vínculo do jogador. Se esperar o término do contrato, em junho, o clube gaúcho pode negociar apenas com o colombiano, inscrevendo-o na janela de agosto.
Aos 25 anos, Borré é um dos grandes destaques futebol sul-americano, somando 53 gols em 134 jogos pelo River Plate.