O sonho do hexa da Copa do Brasil do Grêmio foi adiado. Na noite desse domingo (7), o Tricolor até fez um bom começo de partida na Arena Palmeiras, mas acabou superado pelo Palmeiras, superior na maior parte do jogo. O time do português Abel Ferreira, que havia vencido em Porto Alegre por 1 a 0, voltou a ganhar o duelo com a equipe de Renato Portaluppi, dessa vez com vitória por 2 a 0. Os garotos Wesley e Gabriel Menino marcaram os gols paulistas no segundo tempo.
O Grêmio até poderá conquistar o hexa neste ano, pois a Copa do Brasil de 2021 terminará em outubro. Mas a taça da edição de 2020 foi erguida pelo capitão palmeirense Felipe Melo quando os jogadores gremistas já estavam no vestiário após terem recebido as medalhas do vice-campeonato.
Com a perda do título, o Tricolor precisará disputar a Pré-Libertadores. Serão dois mata-matas antes para chegar à fase de grupos do torneio continental. O primeiro começa já na quarta-feira diante do Ayacucho, do Peru, no Arena. Se passar, o Grêmio terá pela frente o vencedor do confronto entre Independiente del Valle e Unión Española.
O técnico Renato Portaluppi iniciou sua manifestação após a decisão da Copa do Brasil pedindo desculpas aos torcedores gremistas. O treinador lamentou a chance perdida pelo atacante Pepê no começo da partida e admitiu preocupação com o pouco tempo para preparar a equipe para enfrentar o Ayacucho.
— Em primeiro lugar, é preciso pedir desculpas para a torcida do Grêmio. Estávamos apostando muito neste título, mas, infelizmente, não conseguimos dar essa alegria a eles. Eu tive uma conversa muito grande com o grupo no vestiário. Temos garotos que vão continuar nos ajudando. Vamos continuar trabalhando a base. É dar continuidade ao trabalho. Dois clubes chegaram na final e somente um deles pode ganhar.
— Tivemos uma grande chance com o Pepê no começo do jogo. Quando você tem uma chance, precisa matar. Se não matar, o adversário mata — citou Renato antes de falar do pouco tempo para mudanças até a estreia na Libertadores.
— São três dias, mas serão apenas dois para treinar, um na véspera do jogo. Algumas providências serão tomadas. A partir de agora é um novo ano, mesmo que a gente esteja em março. Mas não podemos parar porque sabemos dessa decisão em três dias. Problemas todo mundo tem. E não há muito tempo para corrigir. Vamos contratar, mas os jogadores não chegarão amanhã nem teremos dez dias para treinar. Felizmente estávamos em uma final, mas, infelizmente, não tivemos tempo para nos prepararmos.
Ao falar sobre os problemas que o Grêmio teve na decisão da Copa do Brasil, Renato Portaluppi afirmou que, pelo seu ponto de vista, o Palmeiras também não fez duas grandes apresentações nas finais. O técnico defendeu o trabalho feito pelo Tricolor apesar da perda do título.
— O Palmeiras venceu as duas partidas, mas não fez duas grandes atuações e foi um clube que investiu bastante. Muita gente vai achar que tudo está errado, mas não é assim no futebol. Infelizmente, no Brasil é assim, ganhou é bom e quem não ganhou não presta. O Flamengo ganhou o Brasileirão e o Palmeiras a Copa do Brasil. Aí eu pergunto: esses dois são bons e outros não prestam? Não pode ser assim. Muitas vezes quem não é tão bom ganha. Quando o bom perde, não é mais bom? Não é por aí as coisas — defendeu.
Sobre a decisão de escalar Thaciano, Renato apontou a queda de desempenho de Jean Pyerre como fator que o levou a mexer no time.
— O Thaciano jogou pelo lado e quem jogou por dentro foi o Alisson. Até porque o Pinares era um jogador importante que não estava inscrito e o Jean (Pyerre), infelizmente, caiu de produção. Então, tínhamos que fazer alguma coisa. Mudei algumas peças, o Grêmio até esteve bem no primeiro tempo, tivemos um gol feito com o Pepê, que desperdiçamos. E, em uma decisão, tem que matar, senão o adversário mata — explicou o treinador.
No mesmo tom de Renato, o presidente Romildo Bolzan Jr. evitou fazer avaliações individuais de jogadores. O dirigente, no entanto, garantiu que o Grêmio tem conversas com atletas que chegariam em condição de titularidade.
— Nome de peso é aquele que chega inquestionavelmente para ser titular. Esse é o perfil de jogadores que estamos atrás. Não serão muitas contratações, mas de peso, importantes e relevantes. Estamos conversando. São algumas, não é apenas uma, mas posso dizer que avançando são atletas importantíssimos e que trarão acréscimo ao clube. Não temos nenhuma finalizada. Estamos conversando com quem devemos para encaminhá-las —projetou.
Embora não tenha nenhum reforço acertado, Romildo garantiu que as primeiras ações da direção serão anunciadas nesta segunda-feira (8).
— Serão tomadas decisões, algumas vão ser anunciadas, o que já está encaminhado. Todas elas estão no mesmo grau. Acontecerão ações no elenco, na base e na comissão técnica. Nós entendemos que não teremos todas as soluções ao mesmo tempo. O que é concreto? Que teremos situações novas a partir de amanhã (segunda-feira) — prometeu.
Como dito por Renato e Romildo, o Grêmio dificilmente terá tempo para anunciar alguma contratação até a estreia na Libertadores. O treinador, porém, vai ter um reforço de um jogador que já faz parte do elenco. O chileno César Pinares, que não estava inscrito na Copa do Brasil, deve até mesmo iniciar como titular diante do Ayacucho.