Além da perda do título da Copa do Brasil, a derrota para o Palmeiras na decisão da competição nacional trouxe outra consequência para o Grêmio. O hexacampeonato era a última chance de o Tricolor garantir uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Como isso não ocorreu, o clube gaúcho terá, já na próxima quarta-feira (10), um confronto decisivo no torneio internacional.
O adversário na segunda fase da Libertadores será o Ayacucho, do Peru. A equipe terminou a última edição do Campeonato Peruano na terceira colocação, atrás do Sporting Cristal e do Universitário. Esta não será a primeira vez que o Grêmio irá disputar a fase preliminar na competição continental — mas será a primeira em que o time precisará superar duas etapas antes da fase de grupos.
Em 2010, sob o comando de Renato Portaluppi, o Grêmio teve uma reação espetacular no Brasileirão, quando deixou a zona de rebaixamento e garantiu uma vaga no G-4. Com a quarta colocação no campeonato, o Tricolor entrou na fase preliminar da Libertadores em 2011 e enfrentou o Liverpool, do Uruguai. De 2005 até 2016, existia apenas uma etapa antes da definição dos grupos.
Na ida, em Montevidéu, os uruguaios resistiram e empataram em 2 a 2. Na volta, no Olímpico, o Grêmio venceu por 3 a 1, com dois gols de Vinícius Pacheco e um de André Lima, e confirmou a entrada no Grupo 2. Após se classificar em segundo na chave, o Tricolor foi eliminado nas oitavas de final para a Universidad Católica, do Chile, que tinha o centroavante Lucas Pratto como destaque.
A história se repetiu na Libertadores de 2013. Depois da terceira colocação no Brasileirão, o Grêmio de Vanderlei Luxemburgo teve pela frente a LDU, do Equador. O duelo diante dos equatorianos não foi nada fácil. No jogo de ida, na altitude de Quito, derrota por 1 a 0.
Na volta, na primeira partida oficial da recém-inaugurada Arena, o Tricolor marcou com Elano e devolveu o placar. A disputa foi para os pênaltis. Marcelo Grohe, então reserva de Dida, brilhou ao defender a última cobrança e confirmou a classificação ao Grupo 8. Mais uma vez, no entanto, o clube gaúcho parou nas oitavas de final ao ser não conseguir superar o Santa Fe, da Colômbia.
Grêmio e Ayacucho se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30min, na Arena. Na próxima terça-feira, as equipes voltam a se encontrar, às 21h30min, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito. A Conmebol confirmou a realização da partida no Equador porque o governo peruano restringiu a entrada de brasileiros no país por conta da covid-19.