O Grêmio venceu o Botafogo por 5 a 2 na última segunda (8) e manteve viva a meta de brigar na pronta de cima do Campeonato Brasileiro. Além do bom rendimento, chamou a atenção o número de gols marcados pelos gremistas. Afinal, o time marcou quatro gols ou mais em outras quatro partidas na atual temporada. GZH relembra as vezes em que o Tricolor esbanjou eficiência ofensiva.
A partida, que marcou as estreias de Orejuela e Thiago Neves, não trouxe muitas dificuldades para a equipe de Renato Portaluppi. Afinal, o placar elástico foi construído sem sustos com gols de Everton Cebolinha, Luciano, Paulo Miranda, Alisson e Diego Souza — este, o primeiro de muitos do centroavante, que viraria o artilheiro gremista na temporada.
A partida na semifinal do returno deu mais trabalho aos tricolores do que imaginado. Afinal, o Inter já estava classificado para a final, e o Grêmio precisava fazer valer o fator casa para manter a hegemonia no Estadual. Com gols de Diego Souza, duas vezes, Maicon e Luciano, este aos 45 minutos do segundo tempo, o Tricolor carimbou a vaga que o manteve no caminho rumo ao título.
A partida contra os cearenses foi simbólica para Jean Pyerre: foi a primeira do meia com a camisa 10. E ele fez jus ao simbolismo. Marcou um gol de falta e deu uma assistência para o primeiro gol de Diego Churín com a camisa gremista. Pepê e Diego Souza completaram o placar.
Sem Vanderlei e Jean Pyerre — preservados na época para o confronto contra o Santos, na Libertadores —, os gremistas venceram os cariocas ao natural. Com gols de Diego Souza, duas vezes, Pinares e Lucas Silva, o time completou nove rodadas de invencibilidade e chegou ao quarto lugar na tabela do Brasileirão.
O grande diferencial da goleada desta segunda-feira foi o local: pela primeira vez na temporada 2020, o Grêmio marcou pelo menos quatro vezes longe de Porto Alegre. No Rio de Janeiro, Alisson, Jean Pyerre, Diego Churín e Matheus Henrique (duas vezes) asseguraram a vitória no Rio de Janeiro.