Com os cinco gols marcado diante do Botafogo, o Grêmio chegou a 99 marcados na temporada 2020. No recorte para cobranças de falta, o Tricolor já tem cinco feitos em tiro livres. Dois jogadores se destacam no quesito no elenco: Jean Pyerre e Diego Souza. Com jogos a disputar ainda por Brasileirão e Copa do Brasil, a aposta interna é seguir apostando no quesito para tentar melhorar a média.
Todos foram feitos após a retomada da disputa das competições no mês de julho. Renato Portaluppi e seus auxiliares tradicionalmente sempre apostaram bastante na bola parada e reforçaram durante as sessões exclusivas de treinamentos as orientações para evoluir no quesito. O efeito já foi comprovado no primeiro duelo após o retorno dos torneios no clássico Gre-Nal 425, vencido pelo Tricolor, com gol de Jean Pyerre.
Depois do episódio, o jovem ainda guardou mais duas bolas nas redes em cobranças de faltas: contra Ceará, na Arena, e diante do Botafogo, no Rio de Janeiro, na última noite. Ele é um dos jogadores que ficam aprimorando depois dos treinos, segundo relatos internos.
Quem também contribuiu para a marca, que já chega a 5% dos marcados da temporada, é Diego Souza. Artilheiro gremista em 2020 com 27 gols, o centroavante já fez dois em cobranças: contra o Bahia e Flamengo, ambos confrontos em casa. Casualmente, contra o São Luiz de Ijuí, pelo Gauchão, o atacante aproveitou rebote de falta cobrada por ele mesmo, para marcar.
As últimas cinco partidas que ainda podem contar com mais gols neste estilo são: pelo Brasileirão diante de São Paulo, Athletico-PR e Bragantino e pela Copa do Brasil contra o Palmeiras, primeiro jogo em Porto Alegre e a volta na capital paulista.