Após voltar a vencer pelo Brasileirão, na noite desta segunda-feira (8) — 5 a 2 sobre o Botafogo —, o Grêmio se reaproximou da briga por vaga direta à Libertadores de 2021. Para conseguir isso, o Tricolor deverá terminar no G-5 do torneio. Atualmente, são dois postulantes pela posição com a equipe de Renato Portaluppi: Fluminense e São Paulo. Porém, ambos clubes têm partidas a mais por fazer.
A tabela gremista projeta mais três enfrentamentos até o término desta edição: o próprio São Paulo e Athletico-PR, na Arena, e a finalização da participação no interior paulista, diante do Bragantino. Desta forma, nas últimas três rodadas, será preciso ultrapassar pelo menos um dos inimigos na tabela de classificação. Caso contrário, o Grêmio precisará vencer a Copa do Brasil para ter a vaga direta.
O São Paulo ainda tem cinco compromissos pela frente em função do atraso do jogo contra o Palmeiras, que viajou para o Mundial de Clubes. Além disso, a participação na 35ª rodada será nesta quarta-feira, contra o Ceará, em casa. Posteriormente, enfrentará justamente o Grêmio, em Porto Alegre, e o terceiro jogo será o clássico com o campeão da América, no Morumbi. Nas duas últimas rodadas, dois cariocas: o já rebaixado Botafogo, no Rio de Janeiro, e Flamengo, em casa.
O Fluminense terá quatro confrontos até o fechamento da edição 2020 do campeonato nacional. O único adversário mais pesado será na rodada atual: o Atlético-MG, em casa. Nas últimas três rodadas, o Tricolor carioca terá pela frente o Ceará, no Nordeste, o Santos, na Vila Belmiro, e o Fortaleza, no Maracanã.
Neste momento, o quarto colocado é o São Paulo, com 58 pontos — aproveitamento de 58,6%. O Fluminense é o quinto, com 56 — fez 54,9% dos pontos.
O Grêmio também tem 56 pontos, mas fica atrás do Fluminense pelo número de vitórias (16 a 13). O time de Renato Portaluppi conseguiu 53,3% dos pontos disputados.
Jogos do Grêmio
14/2 - São Paulo (Arena)
21/2 - Athletico-PR (Arena)
25/2 - Bragantino (Nabi Abi Chedid)
Jogos do São Paulo
10/2 - Ceará (Morumbi)
14/2 - Grêmio (Arena)
19/2 - Palmeiras (Morumbi)
22/2 - Botafogo (Nilton Santos)
25/2 - Flamengo (Morumbi)
Jogos do Fluminense
10/2 - Atlético-MG (Maracanã)
15/2 - Ceará (Castelão)
21/2 - Santos (Vila Belmiro)
25/2 - Fortaleza (Maracanã)