
Chamou atenção as palavras de Alisson e do vice de futebol Paulo Luz a questão do Grêmio buscar a quarta colocação no Campeonato Brasileiro. Ambos ressaltaram a importância da vaga direta para a Libertadores sem depender do título da Copa do Brasil. Este é um tema que precisa ser bem observado.
É verdade que ficar entre os quatro primeiros é garantia de vaga à fase de grupos da Libertadores 2021. A CBF distribui as suas sete vagas da seguinte forma: quatro diretas e duas indiretas via Brasileirão, além de uma direta ao campeão da Copa do Brasil. No entanto, não necessariamente o Grêmio precisará ser quarto colocado para atingir seu objetivo.
Se o Grêmio acabar o Brasileirão no quinto lugar, ele vai estar na fase de grupos da próxima Libertadores. A explicação é simples: caso perca a final contra o Palmeiras, a vaga da Copa do Brasil não vai para o vice-campeão, mas sim para o Campeonato Brasileiro, ou seja, para o quinto colocado. Na hipótese escrita acima, seria o Tricolor.
Claro que é importante sempre subir na tabela de classificação. Afinal, existe ainda uma questão de premiações para os melhores colocados. A diferença do quarto para o quinto lugar é representativa: de R$ 28 milhões para 26,4 milhões.



