O Grêmio quebrou a sequência de sete jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro com goleada de 5 a 2 sobre o Botafogo, na noite desta segunda-feira (8), em jogo que marcou a volta de Maicon ao time titular após quase dois meses. Com o resultado, o time de Renato Portaluppi assumiu o sexto lugar na classificação com os mesmos 56 pontos do quinto Fluminense e ficou a dois do quarto, o São Paulo. São Paulo e Fluminense ainda jogam nesta rodada, na quarta-feira (10), quando recebem Ceará e Atlético-MG, respectivamente, em suas casas. O time paulista é o próximo adversário tricolor, domingo (14), 20h30min, na Arena.
Autor de um belo gol de falta e de uma assistência para Alisson, Jean Pyerre voltou a ter uma boa atuação. Na saída do gramado, o camisa 10 ressaltou que o Grêmio cumpriu no campo o que prometeu antes da partida.
— Precisávamos de uma atuação dessas. A gente vinha fazendo boas apresentações, mas deixávamos o ritmo cair a acabávamos cedendo e empate ou a derrota por erros nossos. Respeitamos eles e fizemos os gols. Não podemos ter a postura de fazer um gol e baixar o ritmo. Temos que procurar o segundo, o terceiro e procurar ser sólido lá atrás — afirmou.
Jean Pyerre recebeu elogios de Renato Portaluppi. O treinador admitiu que tem cobrado o camisa 10 para que ele apareça mais dentro da área e com finalizações, como o que ocorreu no Nilton Santos. Além do gol de falta, Jean Pyerre teve outras duas finalizações na partida.
— O que eu mais cobro do Jean Pyerre é isso, hoje (segunda) ele foi bem porque pisou na área, chutou, cabeceou. Eu cobro porque sei que ele tem capacidade. Essas são as cobranças, é o meu trabalho. Eu não cobro de um jogador que não tem condições. Muita gente pode falar que eu cobro demais dele. Eu cobro porque sei da capacidade dele. Estou elogiando aqui e elogiei no intervalo. Ele tem qualidade e precisa usar a favor do time. Já provou em outros jogos que tem condições. Faço cobranças públicas, mas não é para criticar. Converso quase que diariamente porque quero o bem do clube e deles. Se escutar e fizer, a evolução será maior. Quando não faz, vocês criticam e eu cobro delegação — declarou.
Renato Portaluppi também fez elogios a um adversário. Mesmo sem ser questionado sobre, o treinador gremista fez questão de em sua primeira manifestação após a partida destacar a qualidade do jovem Matheus Nascimento, de 16 anos, do Botafogo.
— É difícil ver um garoto aparecendo tão jovem e com talento. Se vê que apesar da pouca idade, 16 anos, ele é acima da média. Espero que seja mais um craque surgindo no futebol brasileiro. Que o Botafogo cuide bem desse garoto, possa lapidar porque ele tem muito a crescer ainda. É, como eu já falei, acima da média — ressaltou.
Cuidado com Maicon e preocupação defensiva
Sobre Maicon, que não iniciava uma partida como titular desde a ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Santos, em 9 de dezembro, Renato Portaluppi ressaltou que tem tomado cuidado para evitar que o camisa 8 sofra uma nova lesão. Renato disse que tomou a decisão de escalar o volante após uma conversa entre os dois antes da viagem ao Rio de Janeiro.
— Sempre digo que devemos ter cuidado com ele. É um jogador que, infelizmente, teve várias lesões. Ele tem feito trabalho especial com fisioterapeutas e a preparação física. Sempre que o Maicon está bem eu coloco ele para iniciar. Conversamos antes da viagem e ele disse que se sentia bem. Temos de ter cuidado porque pode sofrer uma lesão e precisamos dele — apontou.
Uma situação que deixou Renato preocupado foi a atuação da defesa, que falhou nos dois gols do Botafogo na noite desta segunda-feira.
— Saio feliz pelos gols que fizemos. Não é porque vencemos que vou me contentar e falar que está tudo bem. Tem coisas que precisamos melhorar e treinar ainda mais para não cometer esse tipo de erros. Não menosprezando o Botafogo, mas a gente andou cochilando — alertou.
Para enfrentar o São Paulo, no domingo, o Grêmio terá os retornos de Diego Souza, Victor Ferraz e Vanderlei. A tendência é de que Diogo Barbosa retome o lugar na lateral esquerda. A principal dúvida está na defesa, já que Kannemann sentiu um desconforto no último treino antes do jogo contra o Botafogo e ficou fora até mesmo no banco. Mesmo que atue, o companheiro do argentino não está definido. Renato deixou aberta a disputa entre Rodrigues, David Braz e Paulo Miranda pela vaga do lesionado Geromel.