O Grêmio voltou a vencer no Brasileirão. Na noite desta segunda-feira (8), o time goleou o Botafogo, no Engenhão, por 5 a 2. Com o resultado, o Tricolor se aproximou do G-4, grupo que dá vaga direta para Libertadores de 2021, e alcançou os 56 pontos, com dois pontos a menos do que o São Paulo, primeira equipe que garantiria lugar na fase de grupos da competição sul-americana. Após a partida, o técnico Renato Portaluppi admitiu que gostou da atuação do time nos 90 minutos no Rio de Janeiro.
— Foi uma vitória importante. Nos comportamos bem, fizemos os gols, não baixamos a guarda, criamos algumas oportunidades, fizemos cinco gols, mas claro que por atacarmos tanto, acabamos deixando espaços. O importante foi a nossa intensidade. Nosso objetivo é a vaga direta para a Libertadores.
Apesar disso, o treinador ponderou sobre os dois gols sofridos por sua equipe, o que pode transformar em aprendizado para as últimas rodadas do Brasileirão e também para os dois jogos da final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, no fim de fevereiro e no começo de março.
— Não é porque vencemos por 5 a 2 que vou me contentar que está tudo bem, já falei para eles, tem coisas que precisamos melhorar para não cometermos certos tipos de erros. Andamos cochilando, tivemos falhas, que não podemos cometer. É bom que aconteça certos tipos de coisas para que não cometamos os mesmos erros na reta final do campeonato e da Copa do Brasil.
Dois dos jogadores considerados titulares pelo treinador se destacaram no jogo contra o Fogão. Matheus Henrique, autor de dois gols, e Jean Pyerre, que marcou o segundo gremista, tiveram participação nos três pontos conquistados nesta segunda e receberam elogios de Renato.
— Nem sempre o jogador vai jogar todo ano bem, às vezes cai de produção, mas isso é normal em qualquer time do mundo. Matheus é um grande jogador, fez dois gols, pisou na área, se aproximou dos atacantes. O Jean da mesma forma. Eu cobro muito dele. Hoje, ele fez gols, chutou, cabeceou, deu passes. Isso ele tem que fazer em todos os jogos. Os dois são muito importantes para a gente — afirmou o treinador, que seguiu falando sobre o camisa 10 gremista:
— Eu cobro essas características de forma diária. Se eu faço isso, é porque ele tem capacidade para isso. Eu passo experiência para ele, procuro colocar ele da melhor forma em campo. É uma cobrança que eu insisto com ele, porque sabemos da criatividade dele, da inteligência. Já elogiei ele no intervalo e no final do jogo — completou.
O Grêmio volta a campo no próximo domingo (14), 20h30min, na Arena, contra o São Paulo, em confronto direto pelo G-4 do Brasileirão.