Grêmio e Palmeiras se enfrentam pela 30ª rodada do Brasileirão na próxima sexta-feira (15), valendo uma vaga nas primeiras posições da tabela de classificação. No entanto, a partida entre as duas equipes é menos importante do que as de fevereiro, quando Tricolor e Verdão duelarão pelas finais da Copa do Brasil, ainda sem data definida em virtude da campanha palmeirense na Libertadores.
Essa sequência de duelos entre as duas equipes não é novidade. Pelo menos duas vezes isso já aconteceu. Em 2012, por exemplo, Grêmio e Palmeiras se enfrentaram três vezes em um intervalo de 21 dias. Comandado por Vanderlei Luxemburgo, o Tricolor levou a melhor na partida do Brasileirão, vencendo por 1 a 0, no Olímpico, com gol de André Lima.
No entanto, pelas semifinais da Copa do Brasil, a sorte sorriu para o outro lado. Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras conseguiu superar o Tricolor dentro do Olímpico por 2 a 0, gols de Mazinho, aos 42 minutos do segundo tempo, e de Barcos, que viria jogar posteriormente no Grêmio, aos 45 da etapa complementar. Na segunda partida, empate em 1 a 1, com o Verdão avançando para a final da competição, que acabaria vencendo.
A equipe gaúcha deu o troco na temporada de 2019. Em um intervalo de 10 dias, Grêmio e Palmeiras voltaram a jogar três vezes. Mais uma vez, com a primeira partida na casa gremista. Em jogo válido pelo Brasileirão, os times empataram em 1 a 1, com gols de Dudu, que não está mais no Palmeiras, e de David Braz, já no final da partida.
Três dias depois, o Tricolor reencontrou o adversário na Arena, mas dessa vez pela Libertadores. Com Felipão mais uma vez no comando do Verdão, o Palmeiras conseguiu vencer pelo placar de 1 a 0, com gol de Gustavo Scarpa.
No jogo de volta, o time paulista até saiu na frente, com um gol de Luiz Adriano, aos 14 minutos do primeiro tempo. No entanto, sob a batuta de Everton Cebolinha, o Grêmio conseguiu a virada e arrebatou a classificação para a semifinais da competição sul-americana. O ex-camisa gremista empatou e Alisson, aproveitando jogada de Cebolinha, virou. O Tricolor acabaria sendo eliminado nas semifinais, depois de ser goleado pelo Flamengo.