Finalistas da Copa do Brasil, Grêmio e Palmeiras se enfrentam antes na próxima sexta-feira (15), em São Paulo, em um duelo que pode ser fundamental na reta final do Brasileirão. Apesar de terem outros meios de alcançar a classificação para a Libertadores de 2021, as duas equipes tentarão garantir a vaga também pelo campeonato nacional. Uma coisa, porém, já se sabe: o duelo deste ano não será tão decisivo quanto o de 2019.
No dia 24 de novembro daquele ano, com uma vitória por 2 a 1 sobre os palmeirenses, na capital paulista, o Tricolor selou sua presença no torneio continental e, de quebra, prejudicou o adversário na disputa pelo título brasileiro. Derrotados, os donos da casa não puderam mais alcançar o Flamengo de Jorge Jesus. Pouco mais de um ano depois, os clubes se reencontram dentro dos gramados. Confira o que mudou em cada um dos lados:
Grêmio
Dos 14 jogadores usados por Renato Portaluppi naquela jornada, quatro já não estão mais na Arena. As maiores modificações se deram no setor ofensivo. Além do autor de um dos gols da vitória, Everton Cebolinha, que foi vendido ao Benfica, também saíram Diego Tardelli, que teve seu contrato rescindido e hoje está no Atlético-MG, e Luciano, que foi repassado ao São Paulo em uma troca que trouxe o meia-atacante Everton para a Arena.
Outro atleta que não estará presente neste ano é o experiente lateral Léo Moura, que não teve seu contrato renovado ao final de 2019 e, dias depois, assinou com o Botafogo-PB, onde permaneceu até outubro. O volante Michel também foi outro que deixou o Tricolor, emprestado ao Fortaleza. No entanto, o atleta sofreu uma lesão no joelho esquerdo e, atualmente, faz tratamento nas dependências gremistas, em Porto Alegre.
Além disso, há caras novas no confronto — quatro jogadores contratados para esta temporada: o goleiro Vanderlei, o centroavante Diego Souza e os laterais Victor Ferraz e Diogo Barbosa — que, curiosamente, defendeu o Palmeiras naquela ocasião.
Grêmio em 2019: Paulo Victor; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique e Maicon (Michel); Alisson, Diego Tardelli (Patrick), Everton; Luciano (Pepê).
Provável Grêmio em 2021: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues (David Braz), Kannemann e Diogo Barbosa: Matheus Henrique e Darlan (Maicon); Alisson, Jean Pyerre e Pepê; e Diego Souza.
Palmeiras
Do lado paulista, houve troca até mesmo no comando técnico da equipe. Em novembro de 2019, Mano Menezes era o treinador. Depois dele, Vanderlei Luxemburgo foi anunciado para o início de 2020 e, agora, as ordens são dadas pelo português Abel Ferreira.
Mas a maior diferença se dá no elenco. Ao todo, sete atletas deixaram a Arena Palmeiras. Assim como Diogo Barbosa, que foi vendido ao próprio Grêmio, foram negociados: o zagueiro Vitor Hugo (Trabzonspor, da Turquia), Bruno Henrique (Al-Ittihad, da Arábia Saudita), Thiago Santos (FC Dallas, dos Estados Unidos) e Dudu (Al Duhail, do Catar). Também saíra o centroavante Miguel Borja, emprestado ao Junior de Barranquilla, e o volante Ramires, que teve seu contrato rescindido em novembro.
Para esta sexta, a tendência é que o técnico palmeirense preserve alguns de seus titulares. Além do desgaste físico e emocional decorrente da partida contra o River Plate, válida pela semifinal da Libertadores, o time paulista se prepara para encarar o clássico com o Corinthians, na próxima segunda-feira.
Palmeiras de 2019: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez (Ramires), Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Bruno Henrique e Thiago Santos, Dudu, Lucas Lima e Zé Rafael (Willian); Borja (Luiz Adriano). Técnico: Mano Menezes.