O Grêmio enfrenta o Coritiba no domingo (31) e Renato Portaluppi terá que promover algumas mudanças em sua equipe. Duas delas são obrigatórias, já que Kannemann e Matheus Henrique receberam o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo.
Na zaga, a disputa está aberta entre Paulo Miranda e David Braz. Os experientes defensores disputam um lugar ao lado de Rodrigues, que foi escolhido como substituto do lesionado Pedro Geromel, que só deverá voltar dentro de oito semanas.
Desde que perdeu espaço na disputa entre os defensores tricolores, David Braz tem ficado apenas no banco de reservas e mesmo que seja o jogador da zaga com mais atuações na temporada, os indícios apontam na direção de Paulo Miranda. Por exemplo, no recente confronto diante do Fortaleza, quando o Grêmio preservou a maioria dos titulares, foi ele o escolhido para formar dupla com Rodrigues, enquanto Braz permaneceu no banco de reservas ao lado de Ruan.
Já no meio-campo, Lucas Silva deverá ter Darlan ou Thaciano como companheiro. Maicon, titular absoluto e líder técnico da equipe corre por fora, já que segue sendo preparado para estar em plenas condições de atuar o maior tempo possível nos dois jogos finais da Copa do Brasil.
Por isso, desde que voltou de nova lesão muscular, ele ainda não foi escalado para iniciar uma partida e soma apenas 87 minutos nas quatro vezes em que atuou contra Palmeiras, Atlético-MG, Inter e Flamengo.
Com média de quase 22 minutos por jogo, nestas últimas atuações, o camisa 8 está prestes a completar um ano sem atuar uma partida completa. A última vez foi em 6 de fevereiro de 2020, contra o Aimoré, pelo Gauchão. Na temporada, ele acumula 34 partidas, sendo 26 delas como titular.
Pelo retrospecto recente, Thaciano é o favorito para ficar com a vaga, caso Maicon ainda não reúna condições de jogar ao menos 45 minutos, já que Renato não tem utilizado Darlan, que atuou pela última vez no empate diante do Fortaleza, quando substituiu Lucas Silva aos 21 do segundo tempo.
Grêmio e Coritiba jogam no domingo, às 16h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. A partida é válida pela 33ª rodada do Brasileirão.