Uma substituição tem chamado atenção no Grêmio, quando necessária. Com as lesões de Pedro Geromel, Rodrigues tem recebido mais oportunidades do que David Braz ao lado de Kannemann na zaga gremista e será o novo titular da defesa durante a ausência do capitão.
Jogador experiente e um dos líderes do grupo, tanto que em diversos momentos exerceu a condição de capitão da equipe, David Braz era sempre a opção número um do técnico Renato Portaluppi quando não podia contar com um de seus zagueiros titulares, independentemente do lado em que fosse o desfalque.
Foi assim na maioria dos jogos da temporada, tanto que Braz ainda é o zagueiro do grupo gremista que mais atuou entre 2020 e 2021. Ele tem 38 jogos, contra 32 de Geromel, 29 de Kannemann e 28 de Rodrigues. Além deles, o jovem Ruan tem seis atuações.
Mas uma lesão sofrida depois da eliminação da Libertadores diante do Santos, com direito a goleada na Vila Belmiro, em 16 de dezembro, quando Renato surpreendeu ao escalar David Braz ao lado de Geromel, deixando Kannemann no banco de reservas, ajudou a mudar a ordem hierárquica.
Na semana seguinte, na primeira semifinal da Copa do Brasil, contra o São Paulo, Geromel sentiu um problema muscular no primeiro tempo e deu lugar a Rodrigues. Neste jogo, Braz ainda se recuperava de lesão e a outra opção era o experiente Paulo Miranda. A boa atuação do jogador revelado pelo ABC lhe garantiu pontos importantes para ser o eleito para a partida de volta, no Morumbi, quando o Grêmio assegurou a vaga na decisão do torneio.
Recuperado, David Braz voltou a ficar à disposição no empate com o Fortaleza, em 9 de janeiro, quando o Grêmio poupou a maioria de seus titulares. Mesmo assim, os zagueiros foram Paulo Miranda e Rodrigues. Ainda sem Geromel, nos jogos contra Palmeiras e Atlético-MG, o zagueiro de 23 anos seguiu ao lado de Kannemann e só deixou a equipe para o retorno do capitão gremista no Gre-Nal.
Mas quais seriam as razão para a mudança de preferência da comissão técnica? A reportagem de GZH apurou que Rodrigues ganhou a vaga por mérito técnico, pelos bons desempenhos contra o São Paulo, e que ainda pesou nisso a fraca atuação de David Braz na partida diante do Santos.
Com essa nova situação no elenco, Rodrigues voltará a ganhar sequência ao lado de Kannemann e estará presente nas finais da Copa do Brasil e nos jogos em que o Grêmio colocar todos os titulares em campo, já que a lesão sofrida por Geromel o deixará fora de combate de seis a oito semanas, conforme previsão do departamento médico do clube.