Em uma sequência de 16 jogos invictos no Brasileirão e 11 partidas sem perder Gre-Nais, o Grêmio chega para o duelo com o Inter no próximo domingo, 16h, no Beira-Rio, com o objetivo de não se afastar dos líderes da competição. No momento, a diferença de é de oito pontos entre o Tricolor, sexto colocado, e o Colorado, primeiro.
Após o 15º empate na competição, na última quarta-feira, contra o Atlético-MG, o técnico Renato Portaluppi afirmou que o Grêmio precisa sair vivo dos próximos dois confrontos diretos (Inter e Flamengo) para se manter na briga pelo título.
Mais do que os três pontos válidos pela partida, uma vitória no clássico pode representar uma sobrevida para o Tricolor na competição, ficando mais próximo de garantir vaga na Libertadores e também para embalar visando a final da Copa do Brasil contra Palmeiras.
1) Gás em busca do título
Conquistar três pontos no domingo significaria diminuir a diferença para o líder da competição, posto atualmente ocupado pelo Inter, com oito pontos a mais que o Tricolor, no momento. Se o Grêmio de Renato realmente quer seguir na briga pelo título da competição, o resultado positivo na próxima rodada é obrigatório, mesmo que ainda tenha confrontos diretos contra outros concorrentes da parte de cima da tabela, como Flamengo e São Paulo.
2) Manutenção da invencibilidade em clássicos
A última vez que o Grêmio perdeu para o Inter foi em setembro de 2018, quando o Colorado ainda era treinado por Odair Hellmann, desde então Zé Ricardo e Eduardo Coudet já treinaram a equipe adversária e não conseguiram sair com os três pontos da partida. Aumentar a série invicta, que já soma 11 jogos, contra o principal rival pode dar ainda mais confiança para o Tricolor para a reta final do Brasileirão, mas também para as finais da Copa do Brasil, quando o Grêmio irá duelar contra o Palmeiras.
3) Atrapalhar os planos do rival
Em uma temporada de altos e baixos, o Grêmio pode acabar atrapalhando o Inter na busca do título do Brasileirão. Com a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado em cinco pontos, qualquer tropeço na competição pode ser importante no final. Uma vitória gremista no domingo poderia significar a perda da liderança por parte do Colorado, além do término da sequência de vitórias — que já são sete.