Depois do 1 a 1 com o Atlético-MG pela 31ª rodada do Brasileirão, o Grêmio chegou ao 15º empate na competição. Com 51 pontos, o Tricolor ocupa sexta posição, distante dos líderes. Apesar disso, o técnico Renato Portaluppi garante que a sua equipe segue na briga pelo título brasileiro.
— Quando eu falei que as três próximas rodadas eram decisivas é porque não poderíamos perder. Continuamos no bolo, o Atlético está no bolo, seguimos com uma partida a menos. Queríamos vencer, não foi o melhor e nem o pior dos resultados. Importante seguir nesse bolo. Precisamos sair das duas rodadas vivíssimos, quanto mais perto do líder melhor, para continuar na briga do título — disse o técnico.
Sobre o desempenho dentro de campo, Renato admitiu, mais uma vez, que o Tricolor fez um primeiro tempo abaixo dos seus melhores momentos, sofrendo com os ataques do Galo e também com erros constantes de passes, principalmente em bolas longas:
— A maioria dos times muda sua forma de jogar quando enfrenta o Grêmio. Como eles jogam com uma linha defensiva muito alta, optamos pelas bolas longas, temos muitos jogadores rápidos, mas infelizmente erramos muitos passes. Concordo com a fala do Maicon, que não fizemos um bom primeiro tempo. No segundo tempo, mudei nossa maneira de jogar, colocando dois jogadores que trabalham bem a bola, melhoramos e poderíamos ter saído com a vitória.
O treinador voltou a frisar que acredita que o momento gremista na temporada é bom, principalmente por estar brigando pelo título do Brasileiro, com times que investiram bastante na temporada, e também por estar na final da Copa do Brasil.
— Eu considero o momento do Grêmio excepcional. O Grêmio não investe, tem pés no chão, está do lado dos clubes que investiram muito, só jogam uma vez na semana, estamos na final da Copa do Brasil e brigando pelo título do Brasileiro. Pergunto para vocês: está ruim? O que seria bom? Lógico que saímos da Libertadores, não jogamos bem, não merecíamos passar, mas acontece — finalizou.