O desacerto entre Grêmio e Cruzeiro, que provocou a reativação de contrato de Orejuela com o clube mineiro pode abrir espaço para Vanderson. O lateral-direito que recentemente fez sua estreia no time principal, em um jogo contra o Atlético-GO, é mais uma das apostas das categorias de base do clube.
Com contrato renovado até 2024, o jogador nascido em Rondonópolis-MT está em Porto Alegre desde 2018 e inclusive já tem convocação para a Seleção Brasileira sub-2o treinada por André Jardine. Na Copa São Paulo Júnior de 2020, Vanderson foi titular em toda a campanha, mas não pode disputar o Gre-Nal que decidiu o torneio, por estar suspenso pelo acúmulo de dois cartões amarelos.
A titularidade seguirá com Victor Ferraz, que veio do Santos no ano passado, e que acumula 32 jogos e um gol com a camisa gremista. O experiente lateral irá completar 33 anos no próximo dia 14 e sofreu com alguns problemas musculares no decorrer da temporada, inclusive perdendo parte dos jogos na retomada do futebol depois da paralisação por conta da pandemia de covid-19.
Recentemente, ele sentiu dores musculares e não conseguiu terminar as duas partidas semifinais da Copa do Brasil contra o São Paulo. Ferraz, inclusive, destacou o crescimento de Vanderson. Em setembro, fez questão de citar o jogador de 19 anos.
— Estamos muito bem comigo e o Panita (apelido de Orejuela), mas não podemos esquecer que também o Leo Gomes vai voltar e o menino da base que jogou a Copa São Paulo. que é muito bom — disse o camisa 2, à época.
Leonardo Gomes é, no momento, o terceiro lateral no grupo gremista e vem sendo preparado para voltar aos gramados no Gauchão, que começará no dia 28 de fevereiro, encerrando uma longa parada por duas cirurgias no joelho direito.
A primeira delas, logo depois de romper o ligamento cruzado posterior do joelho direito, na semifinal da Copa do Brasil, contra o Athletico-PR, em setembro de 2019. A segunda intervenção ocorreu em maio do ano passado, quando ele entrava na reta final de recuperação e teve diagnosticada uma fratura patelar no joelho direito.
O rendimento de Léo Gomes irá determinar se o Grêmio irá ao mercado em busca de um jogador para a posição. Porém, ainda existe pequena expectativa dos dirigentes gremistas que uma pressão de Orejuela possa fazer o Cruzeiro repensar e fazer valer o acordo anterior.