A permanência de Pepê parece cada vez mais difícil. Cobiçado pelo mercado europeu, como já admitiu o presidente Romildo Bolzan Junior, o atacante do Grêmio é o grande alvo do Porto-POR para a janela de transferências que se abre no Velho Continente. Em Portugal, os números sobre uma nova proposta oscilam entre 15 milhões de euros e 20 milhões de euros. O Tricolor terá direito a 70% do valor da venda – o Foz do Iguaçu-PR tem os demais 30%. Com contrato até dezembro de 2024, o jogador tem multa rescisória de 150 milhões de euros (R$ 945 milhões).
Depois de uma investida mal-sucedida em 2020, quando o Grêmio resistiu ao assédio, logo após a venda de Everton para o Benfica, tudo indica que o Porto reabrirá as negociações. Pepê foi chamado de "jogador fantástico" pelo técnico Sérgio Conceição, que dirige o time lusitano. Conceição citou o brasileiro Hulk, livre no mercado e que também negocia seu retorno ao clube.
— São dois jogadores fantásticos. Um (Hulk) teve anos gloriosos aqui no clube e outro (Pepê) que foi identificado por mim há algum tempo. É um jogador acima da média na sua capacidade com a bola, de desequilíbrio e improviso no jogo. Seria um ganho ao Porto, que joga 80% dos jogos no ataque — disse o treinador ao avaliar o mercado, em entrevista ao jornal português Record.
Uma outra publicação portuguesa, o jornal A Bola cita neste sábado (2), que o ex-meio-campista Deco, ex-Porto e Barcelona, conversou nos últimos dias com o jogador do Grêmio e o aconselhou a atuar no clube, atualmente na terceira colocação do Campeonato Português.
— Se tiver essa possibilidade de venda, a gente vai ter de avaliar. Nosso desejo não é vender neste momento, mas é um jogador que, pelas informações que nos chegam, é extremamente cobiçado, bem avaliado no cenário europeu — afirmou o presidente Romildo Bolzan, em conversa com a reportagem de GZH na última quinta-feira (31).
A direção gremista já trabalha com a ideia de perder Pepê. Já estaria na pauta de negociações, inclusive, quando o jogador viajaria para Portugal. Classificado para a final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, o clube gaúcho deseja manter o autor de 30 gols em 128 jogos ao menos para o primeiro confronto programado para 3 de fevereiro, um dia antes do fechamento da janela portuguesa, que será aberta na próxima terça-feira (5).