Ainda sem Alisson, dono da posição nas últimas duas temporadas, o Grêmio fixou Luiz Fernando como titular na ponta direita nas últimas rodadas. Apesar da boa presença de Ferreira em algumas partidas, o técnico gremista entende que a escolha do atacante na posição tem justificativas sólidas: o rendimento de cada jogador.
— Eu acho que o Luiz Fernando produz um pouco mais no momento do que o Ferreira. É muito simples. A decisão é do treinador. Respeito outras opiniões, mas ninguém conhece melhor os jogadores do que o próprio treinador, por isso o Luiz Fernando tem jogado —explicou o treinador depois do empate com o Goiás, fora de casa, no final de semana.
No Brasileirão, Ferreira tem 10 escalações e dois gols anotados, enquanto o Luiz Fernando tem cinco jogos a mais e apenas um gol assinalado. Por outro lado, 0 ex-Botafogo se destaca pelas três assistências, enquanto o camisa 47 não pontuou no quesito.
Ainda segundo o Sofascore, site com levantamentos estatísticos, na Copa do Brasil, nenhum dos dois conseguiu ter grandes participações pelo Tricolor. Na Libertadores, por exemplo, o jovem revelado pelo clube já marcou contra o Guaraní-PAR e cavou o pênalti contra o Santos, já o atleta revelado pelo Atlético-GO não teve destaque.
Internamente, acredita-se que Ferreira deve evoluir coletivamente para assumir o posto de titular. Desta forma, além das partidas, o atacante recebe instruções diariamente da comissão técnica para avançar na briga pela posição. A experiência de Luiz Fernando, que já está na quarta temporada na Série A, também conta favoravelmente neste momento.
A disputa pela vaga deve durar mais alguns jogos, já que Alisson ainda não está plenamente recuperado da lesão no tornozelo esquerdo que teve há dois meses. O Tricolor espera contar com o camisa 23 para os duelos contra o São Paulo, pela Copa do Brasil, nas próximas semanas. Até lá, o posto ainda será debatido, mas a tendência é de que a preferência de Renato seja mantida.
Confira os números dos dois jogadores:
Ferreira
Brasileirão
- 10 jogos
- 299 minutos em campo
- 2 gols
- 0 assistência
- 3 passes decisivos
- 1 cruzamento certo
- 9 finalizações no gol
- 58 perdas de posse
- 2 interceptações
- 8 desarmes
Libertadores
- 5 jogos
- 158 minutos em campo
- 1 gol
- 0 assistência
- 4 passes decisivos
- 1 cruzamento certo
- 1 finalização no gol
- 44 perdas de posse
- 4 interceptações
- 1 desarme
Copa do Brasil
- 4 jogos
- 227 minutos em campo
- 0 gol
- 0 assistência
- 1 passe decisivo
- 0 cruzamento certo
- 5 finalizações no gol
- 51 perdas de posse
- 6 interceptações
- 5 desarmes
Luiz Fernando
Brasileirão
- 15 jogos
- 854 minutos em campo
- 1 gol
- 3 assistências
- 14 passes decisivos
- 7 cruzamentos certos
- 7 finalizações no gol
- 133 perdas de posse
- 9 interceptações
- 8 desarmes
Libertadores
- 6 jogos
- 250 minutos em campo
- 0 gol
- 0 assistência
- 0 passe decisivo
- 1 cruzamento certo
- 1 finalização no gol
- 38 perdas de posse
- 0 interceptação
- 2 desarmes