Diante do Santos, nesta quarta-feira (16), às 19h15min, pela Libertadores, o Grêmio tentará a sua quinta vitória na história da Vila Belmiro. O resultado, caso seja obtido mais uma vez, classifica o Tricolor às semifinais do torneio continental Porém, o retrospecto na história não é nada positivo: o aproveitamento gremista no local é de apenas 22,5%.
Até o momento, foram realizados 31 enfrentamentos no palco do duelo desta semana entre os dois clubes. A vantagem santista é ampla: 18 vitórias. O Grêmio venceu em quatro ocasiões. A boa notícia é que os placares positivos foram todos recentes. Outro placar possível, o empate, desde que não seja o 0 a 0, poderá deixar a equipe na competição — 1 a 1 leva para pênaltis, enquanto igualdades de dois ou mais gols classificam o Grêmio.
Os triunfos conquistados pelo Tricolor em um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro foram em 1999, por 2 a 1, pela seletiva para a Libertadores; em 2011, pelo Brasileirão, por 1 a 0; em 2015, também pelo Campeonato Brasileiro, por 3 a 1; e em 2019, outra vitória na competição nacional, por 3 a 0, a única sob o comando de Renato Portaluppi na Vila Belmiro.
Há também uma derrota com gosto especial: em 2007, pela Libertadores, após vencer no Olímpico por 2 a 0, o Grêmio perde por 3 a 1 no litoral paulista, mas mesmo assim, pelo gol qualificado, o clube chegou à final diante do Boca Juniors, da Argentina. Diego Souza, atual centroavante, na época meio-campista, é o único remanescente dos fatídicos jogos — e inclusive marcou o gol da classificação na Vila.
Santos x Grêmio na Vila Belmiro:
- 18 vitórias do Santos
- 9 empates
- 4 vitórias do Grêmio