Mesmo que César Pinares tenha sido contratado para ser um articulador no time do Grêmio, a chegada do chileno num grande momento de Jean Pyerre não decretará que que ele venha a ser reserva do agora camisa 10 da equipe. Renato Portaluppi já adiantou que vê possibilidade dos dois atuarem juntos. Há, pelo menos, duas alternativas para que isto aconteça já a partir da próxima semana.
Na entrevista coletiva após a vitória tricolor sobre o Cuiabá na quarta-feira (18) na Arena, Renato lembrou que Jean Pyerre já atuou como segundo volante e que isto pode se repetir, caso tenha a necessidade ou a possibilidade de usar Pinares como meia centralizado. Esta alternativa, até pelo deslocamento de Jean, dificilmente será a prioritária, mas pode ser usada como experiência. O setor ganha em toque de bola e qualidade técnica, mas perde em poder de marcação.
Outra alternativa está relacionada ao fato de Cesar Pinares atuar muito pelo lado direito, como acontecer ainda nesta semana nos jogos da seleção chilena pelas eliminatórias da Copa do Mundo. No Grêmio ele poderia ocupar a vaga de Alisson que segue sua recuperação de lesão ligamentar no tornozelo direito. O novo reforço do Grêmio faria uma função semelhante à desempenhada por Ramiro até o final de 2018. Esta opção se mostra mais viável em função da excelente fase de Jean Pyerre que não precisaria sair da posição central do meio-campo e da falta de um substituto efetivo para Alisson. O primeiro treinamento de Pinares no Grêmio deve acontecer nesta sexta-feira (20) e ele já tem condições para atuar no Brasileirão diante do Corinthians e na Libertadores da América contra o Guaraní do Paraguai.