A Venezuela ainda não tinha vencido ou feito gol nas Eliminatórias, mas contou com duas falhas da defesa do Chile para abrir o placar e depois garantir a vitória por 2 a 1, nesta terça-feira (17), em Caracas, capital venezuelana. Pinares, camisa 10 chileno e novo meia do Grêmio, foi titular mais uma vez, porém só jogou os 45 primeiros minutos da partida. O técnico Reinaldo Rueda o substituiu no intervalo.
César Pinares e todo o sistema ofensivo chileno foram insuficientes no primeiro tempo. Acertaram apenas uma finalização no gol, com o volante Vidal aproveitando rebote de cruzamento parcialmente afastado, aos 14 minutos do primeiro tempo, para empatar o jogo. A jogada foi pelo lado do camisa 10, mas ele não participou ativamente do lance.
A ação mais sólida do novo reforço gremista enquanto esteve em campo foi um chute ao gol, de fora da área, que teve como destino a linha de fundo. A finalização foi forte, mas subiu demais.
O desempenho não agradou ao técnico Rueda, que o tirou de campo no intervalo. Baeza, volante do Necaxa, do México, entrou no seu lugar, fazendo com que Vidal jogasse mais ofensivamente. A mudança não foi suficiente, e a Venezuela chegou ao gol da primeira vitória na competição, aos 36 minutos. O Chile ainda teve chance aos 44, mas não conseguiu empatar de novo.
Os números de Pinares contra a Venezuela
Minutos em campo: 45
Gols: 0
Assistências: 0
Toques na bola: 19
Passes precisos: 8/10 (80%)
Cruzamento (certo): 1 (1)
Bolas longas (precisas): 0 (0)
Finalizações no gol: 0
Finalizações para fora: 1
Finalizações bloqueadas: 1
Tentativas de drible (certos): 0 (0)
Fonte: SofaScore