O Grêmio enfrentará o Guaraní-PAR, pelas oitavas de final da Libertadores, na quinta-feira (26), em Assunção, e o técnico Renato Portaluppi deverá promover apenas uma alteração em relação a equipe que empatou com o Corinthians, pelo Brasileirão.
Expulso na última rodada da fase de grupos, contra o América de Cali, após discutir com o atacante colombiano Cabrera, Kannemann deverá ser substituído por David Braz. O argentino deveria ter atuado no empate em São Paulo, porém uma hora antes da partida, o Grêmio comunicou que ele e David Braz seriam preservados e que Rodrigues atuaria ao lado de Pedro Geromel.
A informação do departamento médico gremista era que "David Braz não treinou com grupo nos últimos dois dias (sexta e sábado) em razão de dores musculares e Kannemann fez um exame na seleção argentina e, com dores musculares, seria arriscado ter uma lesão caso iniciasse a partida".
Substituto natural de Kannemann, Braz esteve no banco contra o Corinthians, assim como o argentino, mesmo que o técnico Renato Portaluppi tivesse à sua disposição o jovem zagueiro Ruan, que sequer foi relacionado para o jogo.
Após a partida, ele e os jogadores que não entraram em campo fizeram um rápido trabalho físico no gramado da Arena Corinthians, dando mostras de que ele está liberado para treinar a partir desta segunda-feira (23).
Na temporada, dos 49 jogos disputados pelo Grêmio, David Braz é o zagueiro que mais esteve em campo, com 33 atuações e três gols marcados, além de ser um dos capitães da equipe. Geromel fez 24 partidas, Kannemann, 20, Rodrigues, 15, e Ruan, 5 jogos.
O grupo gremista permanece em São Paulo e vai realizar dois treinamentos no CT das categorias de base do Palmeiras, na tarde desta segunda e na manhã de terça, antes de viajar para o Paraguai.