Última contratação do Grêmio para as disputas do Brasileirão e da Libertadores, já que não foi inscrito a tempo de participar da Copa do Brasil, César Pinares fez sua estreia com a camisa tricolor diante do Corinthians, em São Paulo.
Com a camisa 21, que era de Jean Pyerre, o chileno esteve em campo por 50 minutos, computados os acréscimos da partida que terminou igualada em 0 a 0. Na avaliação do técnico Renato Portaluppi, o jogador ainda precisa de uma maior adaptação ao grupo, até porque fez apenas um treinamento com bola, antes do jogo em São Paulo.
— Pinares está chegando agora, conhecendo o grupo e a maneira que jogamos. Estreou bem, dá pra notar que se movimenta bastante e é inteligente, por isso foi contratado. Vai nos ajudar bastante. Hoje jogou com o Jean, fizeram 45 minutos juntos, têm qualidade. Procurei colocar a equipe para frente tentando a vitória, mas ela infelizmente não veio —disse o treinador gremista.
A entrada de Pinares fez Jean Pyerre jogar mais recuado, como um volante. A ideia de Renato era dar mais profundidade ao time com os lançamentos de seu camisa 10 e ter Pinares mais próximo de Diego Souza.
— Com base no que foi o jogo, qualquer avaliação sobre o Pinares fica complicada porque o time estava muito desarrumado, com zero de mecânica, condicionado a achar o Diogo Barbosa e ele fazer cruzamentos para a área. Ele estava pouco à vontade e não dá nem pra fazer uma avaliação técnica dele, em função da urgência. Uma estreia contra 10, depois 9, qualquer coisa que não seja o gol será ruim. Mas tecnicamente é o jogador que não parece o Jean Pyerre, que tem a passada larga. Me pareceu mais ao estilo Douglas. Será preciso esperar um pouco mais para analisar — acredita o comentarista dos canais SporTV, Sérgio Xavier Filho, que participou da transmissão da partida contra o Corinthians.
Contra o Corinthians, César Pinares deu 45 toques na bola e teve uma precisão de 94% em seus passes, segundo dados do SofaScore.
— Pinares não foi mal e mostrou qualidades que casam com o conceito de jogo do Grêmio. Bom passe e movimentação, não estranhou jogar por dentro. Vai ser boa alternativa para o Renato —avalia o comentarista Maurício Saraiva, que analisou o jogo pela Rádio Gaúcha.
Veja os números de Pinares diante do Corinthians:
Minutos em campo: 45
Toques na bola: 45
Passes: 29/31 (94%)
Cruzamentos (certos): 4 (1)
Lançamentos (certos): 1 (1)
Chutes no gol: 1
Chutes errados: 0
Chutes bloqueados: 0
Dribles (certos): 2 (1)
Duelos no chão (ganhos): 6 (1)
Duelos aéreos (ganhos): 0 (0)
Perdas de posse de bola: 10
*Números do site SofaScore.com