Após meses vasculhando o mercado à procura de um centroavante, no final de outubro a contratação foi sacramentada: Diego Churín foi anunciado como reforço do Grêmio. O argentino, de 30 anos, nunca teve grande destaque no futebol sul-americano até a passagem pelo Cerro Porteño. Porém, somadas as primeiras semanas de Arena, o camisa 19 está conquistando a todos no ambiente do Tricolor: pela dedicação, rápida adaptação e entrosamento com os companheiros.
Logo em sua chegada, o atacante demonstrou estar em plenas condições físicas. Nos testes, surpreendeu os membros do estafe do clube pela capacidade que estava apresentando. Aliás, Churín estava em atividades pelo Cerro e foi um dos motivos das recomendações de Renato Portaluppi ao departamento de futebol em sua escolha.
—O Renato nos passou que, caso não conseguíssemos contratar o Churín, ele abriria mão da (necessidade de uma) contratação. Era esse jogador que ele queria, por isso fizemos o esforço para trazê-lo — confessou Paulo Luz, vice de futebol, após a vitória sobre o Ceará.
Desde sua chegada, foram quatro vezes do argentino em campo — inclusive, contra o Fluminense, como titular e rendendo assistência para o gol da vitória, marcado por Pepê.
Ainda no Maracanã, a entrevista concedida pelo atleta na saída de campo evidenciou algo notado e apontado internamente como positivo: o carisma de Churín. Diferentemente de outros estrangeiros que demoram para conseguir se expressar e criar vínculos, o atacante já conquista os novos colegas:
— É um cara humilde, uma pessoa muito trabalhadora, dá para ver pelo o pouco que ele está mostrando — revelou Darlan, em entrevista coletiva, antes do embate contra o Cuiabá.
Os primeiros a demonstrarem carinho pelo argentino foram os jovens. Tantos no treinamentos, concentrações ou redes sociais, os garotos formados pela base começaram a interagir e ajudaram na integração do tão esperado reforço. A comprovação é pela celebração na primeira vez que ele balançou as redes, no sábado (14), contra o Ceará. Todos os atletas fizeram questão de abraçá-lo durante a comemoração.
Renato Portaluppi, que deu o aval para o acerto com o atacante, após conferir o levantamento estatístico feito pelo Centro Digital de Dados (CDD), considera que Diego Souza é o titular, mas que já tem uma reposição à altura para a sequência da temporada como centroavante. A tendência é que cada vez mais o camisa 19 atue pelo Grêmio com o andamento do calendário.