O Grêmio anunciou, nesta segunda-feira (26), a contratação do centroavante argentino Diego Churín, de 30 anos, que estava no Cerro Porteño. Após um recuo estratégico na negociação, o Tricolor chegou a um acordo com os paraguaios e assinou com o jogador até 2022, com possibilidade de prorrogação para até o final de 2023 em caso de cumprimento de metas. O novo reforço será apresentado após o treino desta segunda, no CT Presidente Luiz Carvalho.
A chegada do atacante já havia sido confirmada pelo clube. O técnico Renato Portaluppi, inclusive, disse que espera contar com Churín para o duelo com o Juventude, na quinta-feira, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
O argentino irá disputar posição com Diego Souza, única alternativa do técnico Renato Portaluppi para o comando do setor ofensivo. A equipe gaúcha chegou ao nome de Churín por meio do Centro Digital de Dados (CDD), responsável por analisar as informações dos atletas do clube e de possíveis reforços.
Natural de Arroyo Dulce, na Argentina, jogador foi revelado pelo Independiente em 2007 e atuou lá até 2013. No período, foi emprestado ao Platense e ao Club Comucaciones. Após o início no futebol argentino, Churín foi para o Curicó Unido, do Chile. Por lá, também vestiu a camisa do Universid Concepción e da Unión Española.
Diego Churín se transferiu para o Cerro Porteño em 2017. Desde a estreia pelo time da capital Assunção, foram 128 partidas e 53 gols marcados. Na atual temporada, entrou em campo em 20 oportunidades e anotou 8 gols.
Ficha técnica
Nome: Diego Churín
Nascimento: 1º/12/1989 (3o anos)
Naturalidade: Arroyo Dulce (Argentina)
Clubes: Independiente, Platense, Club Comunicaciones, Curicó Unido, Universidad Concepción, Unión Española e Cerro Porteño