Que o técnico Renato Portaluppi adora uma frase de efeito todos que acompanham suas entrevistas já devem saber. Mas, por vezes, ele foi além: fez promessas que pareciam difíceis de serem cumpridas. Na prática, porém, ele sempre conseguiu fazer o Grêmio alcançar os resultados empenhados.
Na coletiva após o empate em 1 a 1 no Gre-Nal, o treinador usou uma frase que já havia dito em 2019. Segundo ele, a equipe ainda irá decolar no Brasileirão.
— Eu sei que vai virar manchete, mas pode botar aí: daqui a pouco o Grêmio vai decolar, como todo ano decola. No final do turno a gente vai conversar e vocês vão ver quem é o grupo do Grêmio — disse Renato, que repetiu o verbo decolar nove vezes na entrevista.
No ano passado, ele usou essa mesma expressão e o time, de fato, decolou. Depois de uma derrota para o Ceará na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe estava na zona de rebaixamento e o técnico apostou:
— Você tem alguma dúvida de que o meu time vai decolar? Faltam 33 rodadas. Se alguém acha que o Grêmio não vai decolar, que pegue as suas fichas e aposte. Não estou nem um pouquinho preocupado.
Realmente, a promessa feita em maio foi cumprida. O Grêmio alçou voo e terminou na quarta posição, com 65 pontos e vaga direta para a fase de grupos da Libertadores deste ano.
Pouco antes, em abril, Renato já havia garantido a classificação do time à fase eliminatória da Libertadores. Com um ponto conquistado nas três rodadas iniciais do torneio, a classificação às oitavas de final estava ameaçada. Porém, após a conquista do título gaúcho sobre o Inter, nos pênaltis, o treinador fez a seguinte afirmação:
— O Grêmio vai classificar. Nós jogamos duas partidas pela Libertadores e não fomos tão bem. Falei para o presidente que nós iríamos classificar e o Grêmio irá classificar.
Mais uma vez, ele estava certo. O Tricolor avançou para a fase de mata-matas e seguinte até a semifinal, quando foi eliminado pelo Flamengo.
Se fez promessas no Brasileirão e na Libertadores, fez também no Gauchão. Em 2018, o Grêmio iniciou a competição com o time de transição e teve resultados ruins. Depois, demorou a recuperar-se mesmo com o grupo principal, o que colocou a equipe em risco até mesmo de rebaixamento. Mas nada que abalasse a confiança de Renato, que garantiu:
— É mais fácil o mar secar. O dinheiro é seu. O Grêmio vai se classificar. Não tem problema nenhum. Infelizmente, é o preço que o Grêmio paga por ter sido campeão da Libertadores e ido para o Mundial. Mas o Grêmio depende de si próprio, e vamos alcançar sem problema algum.
Novamente ele estava certo. O Tricolor passou de fase e, mais do que isso, foi campeão estadual eliminando o Inter nas quartas de final e passando ainda por Avenida, na semi, e Brasil-Pel, na decisão.
Portanto, não dá para duvidar de Renato Portaluppi. Até agora, pelo menos, promessa empenhada é promessa cumprida. Certamente, a torcida gremista espera que as profecias continuem dando resultado.