Anunciado como novo centroavante do Grêmio nesta segunda-feira (26), Diego Churín já deve fazer sua estreia na próxima quinta-feira, na Arena, contra o Juventude, pela Copa do Brasil. O argentino está com ritmo de jogo e em ótimas condições físicas, já que vinha atuando normalmente pelo Cerro Porteño-PAR. Inclusive, o atleta era um dos principais nomes da equipe paraguaia, comandada pelo ex-lateral gremista Francisco Arce.
Após a vitória em Curitiba, o técnico Renato Portaluppi confirmou a informação de que o atleta deve vestir a camisa tricolor em uma partida oficial já no próximo compromisso. Inclusive, o comandante ressaltou que já havia inclusive conversado, mesmo que rapidamente, com o atleta.
— Eu conversei muito rapidamente com ele no sábado. Ele não treinou com grupo porque não havia assinado o contrato ainda, treinou em separado. Amanhã (segunda), ele treina com a gente. Falei com a direção para ele vir o mais rápido possível, até para não perder o ritmo de jogo. Ele aceitou e veio direto. Acredito que já deve ter assinado o contrato. É um jogador que veio para nos ajudar. O conheço muito bem, acredito que vá ficar à disposição já na quinta (contra o Juventude, pela Copa do Brasil) — disse o treinador
Com passagens por seis equipes na sua carreira, Churín não tem retrospecto positivos em estreias. Em suas seis primeiras partidas por clubes que defendeu, incluindo seu lançamento como profissional, o centroavante marcou apenas um gol. Foi pelo Unión Española-CHI, em 2016, no empate com o Colo-Colo, fora de casa. Nas outras oportunidades, o jogador passou em branco.
As estreias de Diego Churín
- 2008 - Independiente-ARG: estreia vindo do banco de reservas, não marcou
- 2010 - Platense-ARG: passagem sem gols
- 2013 - Curricó Unido-CHI: estreia atuando os noventa minutos, na derrota para o O'Higgins por 3 a 2, sem marcar
- 2014 - Universidad Concepción-CHI: atuou por trinta minutos na vitória sobre o Colo-Colo, por 1 a 0, sem marcar
- 2016 - Unión Española-CHI: atuou por 33 minutos e marcou o gol da equipe no empate, fora de casa, com o Colo-Colo em 1 a 1
- 2017 - Cerro Porteño-PAR: atuou por 24 minutos na derrota para o General Díaz, por 2 a 1, sem marcar