A grande expectativa do torcedor gremista e do técnico Renato Portaluppi para a estreia na Copa do Brasil é Diego Churín. O atacante, contratado junto ao Cerro Porteño, ainda depende da condição legal de jogo para que possa ser utilizado nesta quinta-feira (29), contra o Juventude.
— Falei com a direção para ele vir o mais rápido possível, até para não perder o ritmo de jogo. Ele aceitou e veio direto. É um jogador que veio para nos ajudar. O conheço muito bem, acredito que vá ficar à disposição já na quinta (contra o Juventude, pela Copa do Brasil) — disse Renato, após a vitória sobre o Athletico-PR, no último domingo.
Para deixar o jogador à disposição de Renato, o departamento jurídico espera ter em mãos toda a documentação necessária. É preciso que o seu vínculo seja publicado no Boletim Infromativo Diário (BID) da CBF ainda nesta quarta-feira.
— Faltam detalhes. Estamos correndo para inscrevê-lo ainda hoje (quarta) — afirma Leonardo Lamachia, diretor jurídico gremista.
Porém, apesar de toda a agilidade empregada pelos advogados gremistas, muitas etapas precisam ser superadas. Por se tratar de estrangeiro que jamais atuado no país, o argentino necessita ter toda a documentação legal, como CPF e carteira de trabalho, por exemplo, para ter seu contrato registrado na CBF.
O novo camisa 19 do Tricolor vinha atuando no Paraguai e, desta forma, não precisará realizar trabalhos físicos para entrar em forma ou ganhar ritmo com os treinamentos. Na temporada, Churín fez 21 jogos e marcou oito gols pelo Cerro Porteño.
— Minhas qualidades são a potência física, segurar a bola na frente quando necessário, pressionar e ajudar na marcação. Busco sempre entender a ideia do treinador para ajudar da melhor maneira possível — afirmou o jogador, em sua apresentação.
O limite para que o nome do atacante apareça no BID é 19h desta quarta. Caso isso não seja possível, o Grêmio tem até sexta para efetivar o registro a fim de que a estreia aconteça na próxima segunda-feira, contra o Bragantino, pelo Brasileirão.
O prazo final de inscrições na Copa do Brasil é o último dia útil anterior ao início das quartas de final.