A partida entre Grêmio e Universidad Católica, válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, foi responsável por um fato histórico: o avião fretado que trouxe a delegação do clube chileno foi o primeiro voo internacional a desembarcar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, durante a pandemia de coronavírus.
Os chilenos chegaram à Capital no final da tarde desta segunda-feira (28), vindos direto de Santiago. A primeira saída de uma aeronave rumo ao Exterior também será a da equipe chilena, que decolará da pista às 10h de quarta-feira. A partida está agendada para as 19h15min desta terça, na Arena.
A autorização para a retomada de voos internacionais em território gaúcho foi dada pelo governo federal na última quinta-feira (24). A Fraport — empresa reposnável pela administração do aeroporto — declarou que o primeiro voo comercial vindo de fora do Brasil está previsto para operar no dia 22 de outubro. Trata-se de um avião da TAP, com origem de Lisboa, em Portugal. Esta previsão, no entanto, pode ser alterada pela companhia aérea ou diante de novas solicitações de outras empresas.
Caso não ocorra nenhuma mudança na programação, o segundo voo internacional também será de um time de futebol, já que o América de Cali deverá viajar para Porto Alegre no dia 21 de outubro. No dia seguinte, os colombianos enfrentam o Grêmio pela última rodada da fase de grupos do torneio continental.
No dia 15 de setembro, a equipe de Cali viajou a Porto Alegre para enfrentar o Inter, no Beira-Rio. Contudo, naquela ocasião, o aeroporto Salgado Filho ainda não havia sido liberado para receber voos internacionais. Por isso, o clube se viu obrigado a realizar uma viagem com escala em Florianópolis, que já tinha a pista liberada para receber aeronaves de origem estrangeira.