22 de outubro de 2020. Esse é o dia em que está marcado o primeiro voo internacional em Porto Alegre após mais de seis meses com restrições devido à pandemia do coronavírus. A viagem é da empresa portuguesa TAP, com origem em Lisboa.
Até o momento, segundo a Fraport, a administradora do aeroporto Salgado Filho, essa é a única empresa de fora do Brasil que demonstrou interesse nas operações. O voo, já desde antes da interrupção, é a principal com conexão direta da capital gaúcha com a Europa, e costumava ter alta procura.
Em nota à GZH, a Fraport lembra que a previsão do voo pode ser alterada pela TAP e que novas solicitações podem ser realizadas por outras companhias nos próximos dias. Por enquanto, nem mesmo as viagens na América do Sul, para destinos como Santiago e Buenos Aires, têm previsão de retorno.
Apesar da autorização, a expectativa da empresa é de que a volta da maior procura por voos começará dentro do Brasil. "A realização de voos internacionais depende das regras de entrada de estrangeiros nos diversos países, da oferta de voos pelas cias aéreas e também do interesse e condições dos passageiros em realizar viagens deste porte. Estamos prontos para operações domésticas e internacionais, mas acreditamos que a retomada da aviação no Brasil se dará, em maior parte, pelos voos domésticos que já apresentam uma evolução mais concreta", diz a Fraport, através da assessoria de imprensa.
Nesta quinta-feira (24), o governo federal publicou a portaria que permite a chegada e a partida de voos internacionais no Salgado Filho. Os estrangeiros foram autorizados a entrar por via aérea desde que sigam requisitos obrigatórios, como ter visto de entrada, seguro e prazo de permanência estipulado.
A Fraport cita ainda uma série de medidas de segurança que foi adotada, com reforço na limpeza, sinalizações, marcadores de distanciamento seguro, avisos sonoros e em vídeo sobre medidas de prevenção e sintomas, álcool gel nas áreas de circulação, além de desinfecção com o Exército. Desde o final de julho, o terminal também usa uma câmara térmica para medir a temperatura de passageiros.