Quis o destino que Diogo Barbosa estreasse pelo Grêmio justamente contra seu ex-clube: o Palmeiras. Como já tinha ritmo de jogo na capital paulista, o lateral-esquerdo esteve em campo durante os 90 minutos na Arena. Para saber se a atuação já o credencia pela briga à titularidade, principalmente pensando no Gre-Nal da próxima quarta-feira (26), GZH conferiu as estatísticas apresentadas por ele no empate por 1 a 1, neste domingo (20).
Em resumo, Diogo teve uma atuação discreta. De acordo com o site SofaScore, considerando os jogadores gremistas que iniciaram a partida, o lateral foi o terceiro que menos trocou passes (35 no total), ficando à frente apenas do goleiro Vanderlei (11) e do centroavante Diego Souza (13). O líder neste quesito foi o zagueiro David Braz, com 60 passes certos.
Ao mesmo tempo, não se pode dizer que ele tenha ido mal na partida. Para se ter uma ideia, basta comparar aos números de Bruno Cortez na última atuação da equipe em casa, contra o Fortaleza — que inclusive terminou empatada pelo mesmo placar. Titular do Grêmio há três temporadas e meia, Cortez deu cinco passes a mais e apresentou números defensivos melhores (teve um desarme a mais e mais duelos aéreos vencidos). Por outro lado, Diogo Barbosa acertou mais dribles e não arriscou nenhuma bola longa.
Os números dos dois são semelhantes, com ambos empatando até mesmo em cruzamentos: acertaram o alvo uma vez em duas tentativas. A movimentação em campo também se assemelha, como demonstra o mapa de calor (abaixo). Em resumo, a amostra ainda é pequena, mas a briga pela lateral esquerda está em aberto.
Comparação entre Diogo Barbosa e Cortez:
Toques na bola: 61 / 66
Passes certos: 35 (87,5%) / 40 (85,1%)
Cruzamentos: 2 (1 certo) / 2 (1 certo)
Bolas longas: nenhuma / 2 (nenhuma certa)
Cortes: 2 / 3
Desarmes: 1 / 2
Duelos no chão: 10 (6 vencidos) / 7 (4)
Duelos aéreos: 2 (nenhum vencido) / 7 (2)
Perda de posse: 10 vezes / 11
Faltas cometidas: 2 / nenhuma
Faltas sofridas: 2 / 1
Tentativa de dribles: 4 (3) / 3 (1 certo)
*números de Cortez contra o Fortaleza