O Grêmio voltou a marcar passo no Brasileirão. Mesmo no último compromisso antes do reinício da Libertadores, o técnico Renato Portaluppi não preservou seus titulares e, ainda assim, não saiu do empate por 1 a 1 com o Fortaleza, na Arena, neste domingo (13). Os gols foram marcados por Osvaldo e Diego Souza, de pênalti. O resultado faz o Tricolor encerrar a 10ª rodada com 12 pontos, estacionado na parte intermediária da tabela de classificação.
Ao seu estilo, trocando passes, o Grêmio tentou empurrar o time visitante desde o início do jogo. No entanto, a primeira finalização foi dada pelo Fortaleza. A três minutos, Osvaldo foi acionado em velocidade e, sem ângulo, carimbou o goleiro Vanderlei. A resposta gremista veio dos pés de Darlan, que, de muito longe, não levou perigo algum com seu arremate.
Já os comandados de Rogério Ceni, mesmo mais postados na defesa, conseguiam ser mais agressivos. A comprovação se deu aos 16, quando Osvaldo cruzou na área gremista buscando Wellington Paulista. Indeciso com a presença do centroavante, Vanderlei não deixou o gol e acabou encoberto pela bola: 1 a 0.
Atrás do placar, o Tricolor começou a acelerar o jogo e lançar Diego Souza. Em um destes lances, aos 28, o veterano atacante conseguiu se desvencilhar do marcador e encontrar Everton livre. O arremete firme, no meio do gol, explodiu no goleiro Felipe Alves.
Como se não bastassem as más notícias, o volante Maicon, que não atuava desde a final do Gauchão, voltou a sentir lesão muscular e teve de ser substituído antes mesmo do intervalo. Robinho, então, foi mandado a campo, mas também não conseguiu transformar a posse de bola gremista em finalizações.
Para mudar o cenário, Renato voltou para o segundo tempo com uma nova troca: Luiz Fernando no lugar de Isaque. Em seu primeiro toque na bola, o atacante passou para Everton, que acabou empurrado dentro da área. Contudo, até na cobrança do pênalti a bola não queria entrar. Primeiro, o goleiro Felipe Alves defendeu o chute de Diego Souza e Luiz Fernando fez no rebote, mas o árbitro mandou o lance voltar por conta de invasão da área. Na segunda tentativa, aos seis, Diego Souza encheu o pé para deixar tudo igual no placar: 1 a 1.
O empate fez bem ao Grêmio, que se atirou de vez ao ataque, quase sempre sob a batuta de Luiz Fernando. Entretanto, o jovem trazido do Botafogo saiu de si aos 25 minutos e trocou cabeçadas com Gabriel Dias. O juiz não teve outra alternativa que não apresentar o cartão vermelho para os dois.
Na base do abafa, o Tricolor tentou correr atrás do prejuízo. Aos 40, Orejuela tabelou na área e finalizou contra o goleiro Felipe Alves. Em seguida, após cobrança de escanteio, o duelo se repetiu, com o colombiano conseguindo marcar o gol após rebote do goleiro. Mas o lance já havia sido anulado por impedimento.
Tardiamente, Renato fez mais duas substituições para tentar a cartada final. Entretanto, os meninos Ferreira e Guilherme Azevedo pouco puderam fazer para evitar mais um tropeço gremista no campeonato.
Brasileirão — 10ª rodada — 13/9/2020
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Orejuela (Guilherme Azevedo, 44'/2ºT), Geromel, David Braz e Cortez; Darlan e Maicon (Robinho, 32'/1ºT); Alisson, Isaque (Luiz Fernando, intervalo) e Everton (Ferreira, 44'/2ºT); Diego Souza.
Técnico: Renato Portaluppi.
FORTALEZA (1)
Felipe Alves; Gabriel Dias, Paulão, Quintero e Carlinhos (Bruno Melo, 43'/2ºT); Juninho, Ronald (Luiz Henrique, 43'/2ºT), Romarinho, David (Yuri César, 26'/2ºT) e Osvaldo (Derley, 32'/2ºT); Wellington Paulista (Marlon, 26'/2ºT).
Técnico: Rogério Ceni.
Gols: Osvaldo, aos 16 minutos do primeiro tempo, Diego Souza, aos 6 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Robinho (G), Osvaldo, Derley (F)
Cartões vermelhos: Luiz Fernando (G) e Gabriel Dias (F)
Arbitragem: Igor Junio Benevenuto (MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (PR). VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
Local: Arena, em Porto Alegre.
PRÓXIMOS JOGOS
Libertadores
16/9/2020 (quarta-feira), às 21h30min
Universidad Católica x Grêmio
Brasileirão
20/9/2020 (domingo), às 16h
Grêmio x Palmeiras