Um clássico Gre-Nal já tem grande importância por si só. Quando se trata de um confronto pela maior competição da América do Sul, a rivalidade se potencializa. O jogo disputado ainda em março, na Arena, que terminou empatado em 0 a 0, mostra o quanto os nervos ficam à flor da pele. Nesta quarta-feira (26), porém, os dois rivais de Porto Alegre voltam a se enfrentar — agora pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
De um lado, o Inter buscará manter a campanha que o coloca na liderança da chave. Do outro, o Grêmio tentará se recuperar para não perder o segundo posto e não deixar a zona de classificação. Será também o duelo do melhor ataque contra a melhor defesa do Grupo E.
Melhor ataque
Ao todo, os comandados de Eduardo Coudet marcaram 10 gols no torneio continental. Três destes, no entanto, foram anotados contra Universidad de Chile e Tolima, ainda nas fases preliminares. Ainda assim, excluindo estes gols, o Colorado balançou as redes adversárias sete vezes — o terceiro melhor ataque desta etapa da competição (atrás apenas de Independiente del Valle e River Plate, com 11 e 10, respectivamente). É o melhor ataque da chave.
Sem poder contar com Paolo Guerrero, autor de três gols (um deles nas fases preliminares), o técnico argentino apostará suas fichas em outros atletas que aparecem logo atrás: Abel Hernández e Boschilia, que fizeram dois gols cada um, na vitória sobre o América de Cali.
Melhor defesa
Apesar do momento de turbulência, o time de Renato Portaluppi possui a quinta melhor defesa da competição. A sua frente, aparecem apenas Independiente del Valle e Nacional-URU, que ainda não foram vazados, além de Santos e Boca Juniors, que sofreram apenas um gol. A curiosidade é que os dois únicos gols sofridos pelo Tricolor aconteceram na derrota para a Universidad Católica, no Chile, na semana passada.
Outra situação que chama a atenção é que, em todos os jogos até aqui, a dupla de zaga foi formada por Geromel e David Braz. No Beira-Rio, na próxima quarta, esta parceria não poderá ser repetida. O primeiro ainda é dúvida, depois de sentir um desconforto muscular em Santiago. O segundo é desfalque certo, já que foi expulso contra os chilenos.