Além dos maus resultados no Brasileirão, o time do Grêmio chamou atenção nos últimos jogos pela falta de intensidade física. Em Salvador, acompanhando a delegação para o jogo desta quinta (10) contra o Bahia, o presidente Romildo Bolzan Júnior classificou essa impressão como falsa. Segundo o mandatário, o problema do grupo tricolor é a ansiedade.
— Esta questão é um falso dilema. Não vamos tergiversar sobre isso. Dá a impressão, sim, de que estamos podendo ter desgaste físico. Estamos no momento de não produzir o resultado e, ao não produzir o resultado, todo mundo fica mais ansioso e até com uma certa perda de confiança. Isso gera impressões que não correspondem, como a falta do desempenho físico — explicou Romildo.
Em 17º lugar e encabeçando a zona de rebaixamento do Brasileirão, com oito pontos em sete jogos, o Grêmio considera que a melhor solução para este suposto desgaste físico é uma vitória contra o Bahia, especialmente para a retomada da confiança.
— O que nós precisamos agora é ganhar, ter vitórias, ganhar uma partida de modo que retomemos a confiança plena. Recentemente, tivemos grandes desempenhos, mas não fizemos o gol. Isso nos gera a desconfiança de algo que não é verdadeiro. Esse é o meu diagnóstico. Parece que a ansiedade gera um desgaste maior. Isso leva a uma situação que pode transparecer que se trata de uma questão física. No meu diagnóstico, é só uma questão de falta de confiança — completa o dirigente.
O presidente gremista comentou ainda as lesões e problemas musculares, que tiraram do jogo em Salvador quatro titulares importantes — Victor Ferraz, Maicon, Jean Pyerre e Pepê. Além disso, o zagueiro Kannemann também realiza tratamento médico, embora já não pudesse atuar contra o Bahia por conta do terceiro cartão amarelo.
— Tudo o que está acontecendo com o Grêmio de dores musculares, todos os clubes do futebol brasileiro estão enfrentando por conta da excepcionalidade deste ano, da parada longa e da falta de uma preparação mais contínua. Tratamos isso como normal. Claro que se procura fazer medidas preventivas para evitar, mas não podemos fazer disso um fato anormal. Não gostaríamos que acontecesse, mas está sendo normal para vários clubes que disputam o campeonato nacional — finalizou Romildo.
O Grêmio enfrenta o Bahia nesta quinta (10), às 19h15min, no Estádio de Pituaçu.