Geromel, Matheus Henrique, Luiz Fernando e David Braz. Os quatro jogadores foram os expulsos no Grêmio (na volta da Libertadores, na quarta-feira (16), e nas últimas três rodadas do Brasileirão). Nos placares, uma vitória, dois empates e uma derrota, e menos gols marcados do que cartões vermelhos recebidos. O Tricolor balançou as redes duas vezes.
Geromel, em Atlético-GO 1x1 Grêmio
O zagueiro gremista era o último homem da defesa e precisou matar a jogada de ataque goiano com um carrinho. Tinha um amarelo e recebeu o segundo. Menos mal que eram os 49 minutos do segundo tempo, e o placar já estava consolidado em 1 a 1. O gol gremista foi de Isaque, e o ponto conquistado em Goiás evitou que o Tricolor entrasse na zona de rebaixamento.
Matheus Henrique, em Bahia 0x2 Grêmio
O time de Renato dá boa resposta em campo após receber a visita do presidente Romildo Bolzan no vestiário. Alisson e Darlan mascaram os gols da vitória que fizeram a expulsão de Matheus Henrique - que tinha dado uma assistência - não ter consequências piores. O volante recebeu o segundo amarelo aos 18 minutos do segundo tempo.
Luiz Fernando, em Grêmio 1x1 Fortaleza
A atuação gremista na Arena reacendeu o alerta de desempenho insuficiente para enfrentar oponentes diretos com menor arsenal. O time cearense saiu na frente e Diego Souza precisou de uma segunda chance repetindo pênalti para empatar a partida. O próprio centroavante ressaltou o momento inoportuno em que ocorre a expulsão do companheiro Luiz Fernando, recém colocado em campo. O lateral Gabriel Dias, do Fortaleza, foi com ele para a rua por conta da troca de cabeçadas.
David Braz, em Universidad Católica 2x0 Grêmio
A derrota já estava decretada quando David Braz não conseguiu dominar nem afastar uma bola na frente da área e precisou cometer falta para impedir um terceiro gol chileno. O zagueiro nem esboçou reação, apenas esperou que o árbitro apresentasse o cartão vermelho. O Tricolor, que havia enfrentado dificuldades ao longo da partida com 11 em campo, pois já tinha perdido Geromel, com dores, segurou-se como pode para terminar a partida com um a menos.
Os pontos conquistados pelos bicampeões nacionais chilenos enrolaram a situação do grupo E e a escalação da zaga gremista para a próxima rodada, justamente contra o Inter. Kannemann volta de lesão, Geromel saiu com dores na coxa e David Braz se junta a Paulo Miranda como suspensos. Ainda há a chance de a dupla titular voltar a tempo, mas depende da recuperação do quadro muscular de ambos.