Na quinta etapa do projeto SuperDupla, GaúchaZH vem consultando jornalistas para apontar o melhor jogador revelado nas categorias de base do Grêmio. Assim como nas fases anteriores, oito nomes foram confrontados, em formato de mata-mata, até que se aponte um grande vencedor. Na semifinal, chegaram quatro grandes nomes que vestiram a camisa tricolor ao longo da história.
Depois de eliminar seu pupilo Everton nas quartas de final, o ídolo Renato Portaluppi enfrentará Emerson. Para chegar a este confronto, o meia da confiança de Felipão teve de superar o criativo Luan.
No outro lado do chaveamento, o goleiro multicampeão Danrlei, que superou Arthur, ficará frente a frente com seu antigo companheiro Ronaldinho. No enfrentamento anterior, o meia-atacante levou a melhor sobre outro camisa 1 que escreveu seu nome na história gremista: Marcelo Grohe.
Quem passa para a final? Foram ouvidos os colunistas do Grupo RBS Eduardo Gabardo e Filipe Gamba e o narrador dos canais Sportv Eduardo Moreno. Confira:
Renato 3x0 Emerson
Eduardo Gabardo
Emerson fez parte de um momento importante da história do Grêmio, com títulos e boas atuações. Também venceu na Europa e chegou a ser capitão da Seleção Brasileira. Mas Renato ganhou título mundial e é o maior ídolo da história do Grêmio. O escolhido é Renato.
Filipe Gamba
Disputa injusta com Emerson. Renato foi o maior jogador da história do Grêmio e consequentemente o mais importante jogador revelado pelo clube. Ainda não surgiu na base do Grêmio algum jogador com a importância que Renato Portaluppi teve para a instituição. Renato deu ao Grêmio o título de campeão do mundo em 1983. Renato é indiscutível. Emerson foi um extraordinário jogador no Grêmio, com uma trajetória impecável na Seleção Brasileira e na Europa. Mas a importância de Renato para o Grêmio é muito maior.
Eduardo Moreno
Apesar do Emerson ter sido um grande jogador, um cara que brilhou na Europa, jogou duas Copas do Mundo e poderia ter sido campeão em 2002 não fosse a lesão, o Renato é o maior ídolo da história do Grêmio. Mesmo não tendo brilhado na Seleção Brasileira e com uma passagem curta na Europa, ele foi um jogador com carreira sólida no futebol brasileiro. Muito identificado com o Flamengo, mas também jogou no Botafogo, Fluminense, Atlético-MG, enfim. Foi um grande jogador, que tem uma idolatria até hoje, talvez até aumentada pelo que tem contribuído nos últimos anos como treinador. Então, não tem como outro jogador bater no mano a mano o Renato nesta comparação.
Danrlei 0x3 Ronaldinho
Eduardo Gabardo
Escolha difícil, pois Danrlei é um grande ídolo do Grêmio, e Ronaldinho saiu com a imagem arranhada. Mas é preciso reconhecer que Ronaldinho foi fantástico como jogador. Nessa, vou de Ronaldinho.
Filipe Gamba
Diferentemente de Renato, que foi o jogador mais importante para a história do Grêmio, Ronaldinho foi o jogador mais genial já formado no clube. Está entre os maiores do mundo. Conquistou isso começando no Grêmio, mas principalmente no Barcelona e na Seleção Brasileira. Danrlei foi o maior goleiro da história do Grêmio, multicampeão. Um dos símbolos do Grêmio vencedor da década de 1990. Danrlei está na história do Grêmio e é lembrado com carinho e respeito pelo torcedor, algo que Ronaldinho não conseguiu, ser respeitado pela torcida. Desprezou o Grêmio e paga por isso até hoje. Na disputa entre ambos, fico com a genialidade de Ronaldinho.
Eduardo Moreno
Apesar do Ronaldinho ter perdido a idolatria, por tudo que aconteceu na saída dele do Grêmio, o tamanho dele supera isso tudo. O Danrlei foi um grande goleiro, importantíssimo nas conquistas da década de 1990, mas o Ronaldinho, que ganhou poucas coisas no Grêmio, se tornou um dos grandes jogadores da história do futebol mundial. Duas vezes eleito o melhor do mundo e sendo importante na Copa do Mundo de 2002. Até na sua fase de declínio, conduziu o Atlético-MG na conquista da Libertadores. Então, ele bate o Danrlei.