Na noite desta terça-feira (11), a surpresa foi grande quando os jogadores começaram a descer do ônibus em frente ao hotel em que o Grêmio está hospedado, em Fortaleza. Dos 19 jogadores relacionados para o duelo contra o Ceará, pela segunda rodada do Brasileirão, dezesseis eram reservas.
A medida não é exatamente uma novidade para Renato Portaluppi. Desde que voltou ao clube, há quatro anos, o treinador tem preservado os atletas considerados titulares já na largada da competição nacional.
A última vez em que o Tricolor escalou força máxima em sequência foi em 2016, ainda sob o comando de Roger Machado. Serve como justificativa que, na época, o time entrou no campeonato dias depois de ter sido eliminado da Libertadores e fez sua estreia na Copa do Brasil somente após a 21ª rodada. Portanto, só havia uma competição no horizonte. Mas e agora? Relembre o comportamento das últimas temporadas:
2019: 2ª rodada — Avaí 1x1 Grêmio
Assim como neste ano, Renato escalou um time misto, quase reserva, já na segunda rodada do Brasileirão do ano passado. Depois de estrear com derrota, em casa, para o Santos, o Tricolor foi enfrentar o Avaí, na Ressacada, em Florianópolis. Chegou a sair na frente do placar com o volante Rômulo, mas sofreu o empate no final da partida, com gol contra de Michel, que jogou improvisado como zagueiro.
— Tenho de pensar nos jogadores. O grupo é bom, qualificado, então não importa quem eu eu colocar em campo, vai ser de alto nível. Faço isso todo ano e vou fazer de novo. Sei o que estou fazendo e de vez em quando vamos descansar alguns jogadores — explicou o treinador, que voltaria a escalar os titulares no fim de semana, diante do Fluminense, na Arena.
Time escalado: Paulo Victor; Léo Gomes, Geromel, Michel e Juninho Capixaba; Matheus Henrique e Rômulo; Montoya, Luan e Diego Tardelli; Felipe Vizeu.
2018: 3ª rodada — Botafogo 2x1 Grêmio
Entre os jogos contra o Goiás, pela Copa do Brasil, e Cerro Porteño, pela Libertadores, a comissão técnica optou por mandar um time reserva para encarar o Botafogo, no Engenhão, pela terceira rodada do Brasileirão de 2018. Os cariocas venceram por 2 a 1, com gols de Brenner e Gilson. O Grêmio descontou com gol contra do zagueiro Igor Rabello.
Time escalado: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Jailson e Michel; Alisson, Luan e Maicosuel; André.
2017: 3ª rodada — Sport 4x3 Grêmio
Três dias depois de golear o Zamora, pela Libertadores, e às vésperas do duelo com o Fluminense, pela Copa do Brasil, os reservas gremistas foram enviados a Recife para encarar o Sport pela terceira rodada do Brasileirão de 2017. Em um jogo eletrizante, os donos da casa venceram por 4 a 3. Autor de três gols, o centroavante André se destacou com a camisa do time rubro-negro — Matheus Ferraz anotou o outro. Para o Grêmio, descontaram Fernandinho (duas vezes) e Rafael Thyere.
Time escalado: Léo Jardim; Rafael Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan; Kaio, Machado, Jailson e Conrado; Fernandinho, Nicolas Careca e Everton.